? ??????????????????? ????Easy Install Instructions:???1. Copy the Code??2. Log in to your Blogger account
and go to "Manage Layout" from the Blogger Dashboard??3. Click on the "Edit HTML" tab.??4. Delete the code already in the "Edit Template" box and paste the new code in.??5. Click "Save Template" CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS ?
Lilypie Kids Birthday tickers

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Boas acções

Desta vez, quase me fez chorar:
-Mãe, eu tenho dinheiro?
-Sim Tita, tens.Aliás, fui agora abrir uma conta no banco, para que o teu dinheiro esteja lá e não nos mealheiros!Eles já estavam cheios e tive de guardar o dinehiro noutro sítio.É para isso que os bancos servem.Assim, os teus mealheiros ficam quase vazios, para poderem caber mais notas e moedas lá dentro.
-Ahhhh.....
-Mas olha lá, porque é que perguntaste se tinhas dinheiro?
-Porque à porta da Espiga (pastelaria que frequentamos quase diariamente aqui na zona) está sempre uma senhora a dizer que precisa de ajuda e que precisa de dinheiro....
-Ahhhh....e tu querias dar-lhe do teu dinehiro para a ajudar, era?
-Sim.É que ela está muito magrinha e está sempre lá sentadinha a dizer que precisa....
Eu confesso que, na maioria das vezes, não dou esmolas.Mas esta sensibilidade da minha filha, fez-me vontade de ir a correr dar qualquer coisa à senhora.Amanhã vou ver se ela lá está.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Eh pá.....que chatice.....

Dia 20, foi a vez da Avó Maria (a minha avó) nos pregar um susto.Caiu e partiu a cabeça!Quando eu recebi a notícia por uma vizinha que a ajudou ante a poça de sangue e que chamou o 112, estava a conduzir e disse que ía só pôr a Tita em casa e que já ía para o hospital ter com ela.
-Mãe, o que foi?
-Foi a Avó Maria que partiu a cabeça e a mãe tem de ir ter com ela ao hospital....
-Ah!Mas eu também tenho de ir.Eu preciso de a ver!(ela fica sempre muito preocupada com elementos lesionados).
-Tita, no hospital não vais conseguir ver e também aquilo vai estar cheio de doenças e micróbios.Depois do hospital, logo a vês.
-Tá bém, mas como é que vão levar a cabeça dela ao hospital?

Pronto.Coitada, tive de lhe explicar que partir a cabeça é fazer um dói-dói na cabeça.A minha avó está a recuperar bem, foi mesmo só um susto.Quando a levei para minha casa, a Tita teve de meter a cara toda na cosidela hospitalar.Ela tem estofo, não se impressiona com nada.....a ferida foi colada (literalmente) e levou três valentes pontos com uma linha tipo fio de pesca grossito.Já lavou a cabeça e agora saiem-lhe umas 'antenas' no meio do cabelo.....

Cuidadinho....

Hoje o Avô Lhi esteve cá em casa.Lanchámos e quase no final da visita ele anuncia que tem de ir à casa de banho.Ela vai atrás dele até à porta e diz-lhe:
-Faz xixi, mas tens de ter cuidado que a sanita está toda limpinha!
Sinto um orgulho tamanho no asseio do meu rebento.Não que o meu pai seja descuidado, antes pelo contrário, mas por estas pequenas coisitas.....

Tenho de lhe ensinar que para a próxima, se fôr um ser com pilinha à casa de banho,para além do que disse, tem de dizer para levantar a tampa da sanita, fazer e depois baixar....aí sim, vai estar a dar o recado perfeito e completo!

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Ah, pois é!

Pois aqui estou de volta, não das férias, que essas só terminam daqui a uns dias, mas de uma viagem gelada e muito bonita que fiz a Budapeste, Viena e Praga.Mais tarde publicarei algumas fotos, por agora, ainda nem estão no computador.....
Mas, depois desta semana afastada da pequena, já há novidades.A saber:
  • O bidé, não se chama bidé, não!Chama-se lavatório de lilicas!
  • Deitada, às voltas na cama, diz que não consegue dormir porque diz 'estou tão nervosa!'

Enfim, o que uma mãe perde numa semana de ausência....

É verdade:Numa semana cresceu imenso..... e não estou a inventar!Há calças que lhe estavam enormes e que estão agora boas....para não falar no aumento do apetite (mas isso deve ser do frio...).

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Fechado para vacaciones

Ola....este teclado nao e dos melhores, portanto, os que percebem, percebem, os que nao percebem, nao percebem.
O titulo diz tudo.
Volto ja.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Esta merece um 'post'

Eu estava em 'stand-by', decidida a voltar à acção do blog SÓ em Dezembro, já que este mês é, para mim, o que já se sabe.Mas tem de ser:
Por mais positivo que se possa pensar e tentar deitar as coisas para trás das costas....hoje, último dia deste mês horrível (desculpa, pai), morreu mais uma avó velhinha.A avó do papy da Tita, deixou-nos esta manhã.Estava mal, no hospital há 3 dias.....Ainda pensei que não fosse este mês, mas teve de ser....
AGORA, POR FAVOR, JÁ SÓ SE ACEITAM MARCAÇÕES DE TRAGÉDIAS PARA O PRÓXIMO ANO, OK?

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Namoros

-O que é que estás a fazer?
-Estou no meu quarto, a brincar com bonecas....
-E estás a brincar com as bonecas a quê?
-Aos beijinhos....
-Ah....mas só tens bonecas meninas....
Ela vem, com duas bonecas na mão, uma vestida e outra nua e diz:
-Esta é um príncipe e esta é uma 'príncipa'!

Do not disturb!!!!

-Tita, vai fazer xixi....
-Tá bem, mas eu também vou fazer cócó
-Ok!
.............
-Tita, já está?
-Ainda não mãe, não me incomodes!

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Já foi....

Sei que ultimamente não tenho escrito grande coisa e o que escrevo é desanimador, mas tenho de escrever sobre o que consegui fazer hoje.Eu não vou a velórios e os funerais aos quais fui, mantive-me à distância.Nem sei do que tenho medo, não sei se é não querer encarar as coisas como elas são, se é de não me querer impressionar com o que se possa ver, enfim, acho que há muita gente assim.
Ontem, quando me ligaram a dizer que a minha avó tinha morrido, eu estava a tomar café e em seguida, ía visitá-la ao 'depósito'.Acabei por ir lá, mas mais para saber como tudo tinha acontecido e não a vi.Perguntaram-me se o queria fazer, pois ela ainda lá estava, mas eu disse que não, que não vía mortos.
A minha mãe foi ontem igreja e disse-me, quando chegou a minha casa, que a minha avó estava com tão bom aspecto, serena, bonita que parecia que estava a dormir.
Hoje, ao telefone com uma amiga, escutei os seus conselhos sábios sobre o despedirmo-nos de alguém que nos é querido e de quanto nos podemos arrepender se não o fizermos.
Só me vinha à cabeça que, quando eu soube da notícia, eu ía a caminho de a visitar (já que só o podia fazer em dias de folga ) e que acabei por não o fazer.Pensei também na última vez que a vi viva.Estava tão dopada que nem deu pela minha presença.Eu costumo, às vezes, sentir algumas coisas. São pressentimentos que eu prefiro ignorar, porque me incomodam, pois sinto que vai mesmo acontecer alguma coisa.Com o meu avô foi assim.O dia em que o vi pela última vez, eu senti que era mesmo a última vez que o estava a fazer.E foi.Com ela, não foi bem o que se passou.Foi parecido.Ao tentar acordá-la, toquei-lhe nos cabelos, nas orelhas, nas mãos, para ver se ela acordava.Em vão.Como tal, limitei-me a encostar a minha cara à dela, dei-lhe a mão e fiquei só assim....a sentir a minha avó.Pensei que podia ser a última vez e queria, mesmo que ela não desse por isso, que me sentisse junto a ela.Fiz-lhe festas e fiquei ali um bocado com ela, no que foi o silêncio, o escuro, o nada do último mês e meio da sua vida.E só pensava:'Que vida é esta, Meu Deus?Porquê?'
Segredei-lhe que estava ali e que, já que ela não acordava, me ía embora.Quando a minha mãe a visitou, um ou dois dias depois, ela estava mais disperta e contou-lhe que eu tinha lá estado, mas que ela estava tão adormecida que nem deu por mim.Ela disse-lhe que bem lhe parecia que tinha dado pela minha presença.Se deu, ou não, não sei.Isto aconteceu na minha folga anterior à de ontem.
Eu pensei que podia ser a última vez.E não me senti bem em pensar nessa possibilidade ( dado os pressentimentos de que já falei ).Mas não podia ser a última vez.
Depois de falar com a S. percebi que lhe devia uma última visita.Afinal de contas eu ía visitá-la ontem, e não fui!
Hoje, pela primeira na minha vida, vi alguém morto.Mas foi tão normal, senti-me tão bem, que acho que teria ficado bem mais afectada se não o fizesse.Quando a minha mãe lhe destapou a cara ela estava normal, mesmo como se estivesse a dormir.Estava, até, com muito melhor aspecto do que das últimas vezes em que a visitei.A primeira reacçaõ que tive foi tocar-lhe nos cabelos, dar-lhe um beijo e encostar de novo a minha cara à dela.Mas já não a senti.Estava fria, dura e hirta.Mas bonita.E segredei-lhe para dar um beijo ao meu avô.Mas acho que não era preciso pedir-lhe isso, porque senti (mais uma vez....) que ela já o tinha dado.O que ali estava já era só o corpo, porque a sua alma, de certeza, que já estava junto à do meu avô, na 'Estrelinha'.
Beijos grandes aos dois.

domingo, 15 de novembro de 2009

Faltam 15 dias....

Pois é!Faltam só 15 dias para este mês terminar....não sem (também este) ter ficado marcado por outra coisa má:

Até sempre, Avó Velhinha...

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Faltam SÓ 27 dias.....

Faltam só 27 dias para terminar o mês do qual eu menos gosto:Novembro.Desculpa pai, eu sei que fazes anos neste mês, mas também sabes que somos 'da família dos que não gostam do mês de Novembro'.....
A razão é simples...tudo quanto é mau na minha família, acontece em Novembro:
  • A minha avó perdeu uma filha em......Novembro
  • Os meus pais perderam uma filha....em Novembro
  • Os meus dois avôs morreram....em Novembro
  • Uma bisavó minha morreu......em Novembro
  • Os meus pais separaram-se.....em Novembro
  • Vou mudar de aviário, para outro com horários que não me permitem estar praticamente tempo nenhum com a minha filha e me vão fazer andar 'ao contrário das outras pessoas'....este Novembro!

Eu sei que é uma coisa que tenho de ultrapassar, e tem vindo a melhorar com o passar dos anos (até tiro férias, às vezes, só para o tempo passar mais depressa), mas é uma pedra no sapato....porque é que o calendário não passa directo de Outubro para Dezembro....mês do Natal, de festa, luz....enfim.Pronto, pai, deixámos que houvesse Outubro, o dia dos teus anos (que, infelizmente, também tem e terá sempre algo de fatídico tanto para ti como para a minha mãe) e passávamos logo para Dezembro.Que tal?

Desculpem lá este desabafo menos feliz, mas é para ver se, escrevendo, espanto 'o bicho'!

P.S.-O 'Mr. Red' apareceu hoje, dia 3 de Novembro.Mas pronto, esse tem desculpa, que tem de aparecer todos os meses....

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Mais de 1000

Impressionante!
Já tenho mais de 1000 visitas!
Mas devo ter uns 100 comentários, se tanto!
Malta, não é só vir espreitar.....há que dar 'feed-back' à coisa, para animar a autora!

É oficial! Já sou avó!

Há dias estava muito calada e a minha mãe perguntou-lhe o que estava a fazer.Como sempre, a resposta foi que não estava a fazer nada...
A minha mãe foi espreitá-la.Estava no quarto, de pé, a tirar uma boneca (uma 'barriguitas') do meio das pernas.Quando a minha mãe lhe perguntou o que estava a fazer, ela diz-lhe:
-Tou a fazer uma forcinha para ter o bebé!
E pronto, já sou avó de uma barriguita!
Tenho de tratar do assunto do DIU antes dos 4 anos.

O Ballet

Pois....agora tenho uma 'prima' bailarina em casa.Adorou a ideia e vê-la vestidinha com o fatinho de ballet é tão giro!Acho que até já vai haver apresentação do corpo de baile no Natal....
Tá cada vez mais crescida
É verdade, também vai passar a ir à natação.
À falta de actividades, agora já tem 3 dias de semana preenchidos.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Ela e os cheiros

Hoje de manhã, ao acordar, a Tita chamou pela avó e pediu-lhe tito (leite).Disse-lhe que não era preciso ela estar ali, que só queria o tito.A minha mãe arranjou-lhe o leite e foi dar com ela, deitada na minha cama, muito enroscadinha na minha parte da cama:
-Vó, chega aqui!
-O que é?
-Cheira aqui a almofada....
E depois diz, muito contente:
-Cheira à mamã....

Foi hoje....

Olá.
Sem eu esperar em que dia o tinha de fazer, foi hoje.Foi hoje que tive de me despedir da casa dos meus avós.Entrei, não estava tudo como costumava.Estava vazia.Não que as coisas não estivessem lá, estava vazia de vida.Ter de a percorrer à procura do que queria levar ou não, foi um tormento.Valeu-me o meu 'botinha da tropa', que não disse nada, não se queixou, acho que ele próprio sentiu muita pena e me deixou andar à minha vontade.Procurei o que queria e espero não me ter esquecido de nada.Não trouxe nada de importante comigo, só mesmo 'tarecos' que me fazem lembrar a minha vida naquela casa.Deixei um bilhete para 'outro lado das trincheiras' a informar que já lá fui e o que trouxe.Mas a ideia de não entrar lá nunca mais, deixou-me tão triste.Quis tocar nas coisas pela última vez e imaginei mil vezes o meu avô e a minha avó ali.Onde se sentavam, dormiam, onde me contaram histórias, onde me criaram a certa altura da minha vida.Chorei, tentei guardar tudo na minha cabeça o mais que pude, mas foi mesmo muito penoso.Há coisas que já não estavam lá.Provavelmente, já alguém fez o mesmo que eu.Vou guardar tudo numa caixa, para poder abrir e recordar quando eu quiser.
FIM.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Eu detesto dizer isto....

Eu detesto dizer «Eu avisei» ou «Eu já sabia que isto ía acontecer».
A Avó Velhinha não se está a adaptar à sua nova casa.E nem é ela que diz nada, é o proprietário do 'depósito' onde ela está, que por sinal é médico, disse à minha mãe que as características da minha avó, tornavam a sua adaptação complicada e que a coisa não está a correr muito bem.Quando a minha mãe disse que, por sua vontade a Avó Velhinha não estaria ali, mas sim, na casa dela com alguém habilitado a cuidar dela o tempo inteiro, o 'senhor doutor dono do depósito', concordou que nas condições em que ela está actualmente, essa teria sido a melhor opção a tomar e que não se opunha, nem cobraria mais por isso ( já que é preciso avisar com mais de um mês de antecedência que se quer sair dali) a que a família decidisse tirá-la dali no final do mês.
O pior é que a mensagem não chega ao 'outro lado das trincheiras', ou seja, aos irmãos da minha mãe.Porque é que só falam com a minha mãe?Apanham-na lá e zás!Tocam a dar informações.Ela que até está contra aquela estadia ali.....e agora, como passar a mensagem?Acho que vou ter de ligar euzinha a um deles e dizer o que o 'senhor doutor dono do depósito' disse à minha mãe.Eu acho isto grave.O homem falou contra ele....tem todo o interesse em receber o € ao fim do mês e não, praticamente, dizer para ela sair dali!
Já lá fui visitá-la.Está limpa e bem cuidada, mas vê-la ali, sózinha, num 1º andar de uma vivenda (porque já fizeram várias tentativas de a sentarem na salinha onde 'alinham os velhinhos penteadinhos e cheirosos para as visitas verem' e ela não se adapta), sentada numa poltrona, faz-me tanta pena.Não pode estar ninguém ao pé dela constantemente a dar-lhe atenção, porque são bastantes as pessoas que lá estão e deve passar horas a fio assim...
A casa onde está não cheira nem bem, nem mal, os quartos são, até, bastante airosos e cuidam-na bem.
Fechem os olhos para não verem nada e pensem que não ouvem bem.....é assim que ela está.Deve perder a noção do tempo, desconhece quem lhe fala e uma vez por dia, lá aparece uma voz que ela conhece....por 15 minutos.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

A Avó Velhinha

A Avó Velhinha vai amanhã para um lar, ou antes, para o que eu defino como um 'depósito de velhinhos'.Tenho pena, tenho mesmo muita pena de uma pessoa que não vê, mal ouve e que não tem poder de decisão sobre o que se vai passar no resto dos seus dias.
A Avó Velhinha nunca foi 'pêra doce', antes pelo contrário, foi sempre chatinha e má para quem ela queria.É mãe da minha mãe, e os meus dois tios, contra a vontade da minha mãe (ganha o 2 contra 1) e após um curto internamento da minha avó, por ter um rim a funcionar mal e estar desidratada (o que já passou), decidiram que ela, em vez de ir para casa dela com uma pessoa a tomar conta dela 24h por dia, vai mas é para o depósito, onde não chateia e lhes dá uma vida menos preocupada.A meu ver, enquanto ela estiver no seu juízo quase perfeito (coisa que ainda acontece), acho que é uma crueldade o que lhe vão fazer, tendo em conta as particularidades que descrevi acima (cega e praticamente surda), mas, 2 contra 1...enfim.
Quero muito que lugar para onde ela vai seja realmente bom, isto porque ainda não tem alvará para funcionar como lar.Vê-se frequentemente na televisão reportagens que denunciam 'depósitos' destes em que as más condições em que têm os pobres velhinhos são mais que muitas, e eu gostava de levar a Tita a ver a Avó Velhinha, até porque a relação que têm as duas é muito engraçada.Cedo a minha filha percebeu que era preciso tocar na avó para que ela soubesse que ela (Tita) estava ali ao pé dela e percebeu também que era preciso falar mais alto para ela do que para as outras pessoas.A minha Avó, quando começou a recuperar do estado semi-comatoso em que ficou devido à desidratação, perguntou muito pela Tita, diz que tem saudades dela e manda-lhe muitos beijinhos.Ela percebeu que estava num hospital e ao perguntar hoje à minha mãe para onde ía, a minha mãe disse-lhe que ela ía mudar de hospital.Não sei o que lhe vai na cabeça, sinceramente, mas espero poder levar a Tita a vê-la, se o local fôr próprio a uma visita de uma criança.
Estou triste.Estou muito triste, porque vão ter de entregar a casa da minha avó ao prédio onde o meu avô foi porteiro durante décadas.Deixaram, depois do meu avô falecer que ela ficasse a morar lá, 'até um dia', mediante o pagamento de uma renda simbólica de 40€ mensais.A casa onde a minha mãe cresceu, onde eu também cresci, onde decorreram vários encontros de família, Natais, Aniversários, etc.
E gostava de lá voltar uma última vez (se 'a fúria de empandeirar a velhota' que os meus tios têm o permitir).Há coisas com que eu gostava muito de ficar para mim.Coisas que me lembram o meu avô, a minha avó e a minha infância, como, os pratos de alumínio em que eu comia quando era pequena, os talheres com que os meus avós comiam (que eram diferentes de todos os outros), o frasco do açúcar que está lá desde que eu me conheço como gente, uma agenda telefónica com muitas coisas escritas pelo meu avô e fotografias antigas que por lá andam e a 'fúria' há-de encarregar-se de destruir.
Sei que são bens materiais, mas para mim teria mesmo muita importância, nem que fosse para colocar tudo numa caixa na arrecadação.Era um bocadinho da minha infância que ficaria ali, guardadinha, para eu abrir e ver quando me apetecesse.Será que me faço entender?
E o pior de tudo é que a 'fúria' decidiu e nós, supostamente ainda nem sequer sabemos de nada.Não fosse a assistente social do hospital ver a minha mãe e chamá-la à parte para lhe contar, os 'furiosos' não nos avisaram de nada.Podia chegar amanhã para a visita ao hospital e encontrar uma cama vazia.....
Avó Velhinha, vou fazer tudo para tentar ficar com o que sempre disseste que me querias dar, mas vou fazer ainda mais, para tentar guardar um bocadinho de vocês comigo, sem serem só memórias.E vou-te visitar, com, ou sem Tita.
Espero, do fundo do coração, que tudo corra melhor.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Sem palavras....







Tita, a viajada...

Ela sempre foi 'muito à frente', mas nestas férias fomos uma vez mais com ela de avião.Só desta vez é que teve realmente noção que andou de avião, mas comportou-se como se sempre o fizesse.Exemplo:
Senta-se, à janela (sempre) e coloca logo o cinto de segurança.Depois, quando começam a explicar os procedimentos em caso de acidente, vira-se para a gravação e responde para o ar, já irritada, com um ar de 'porque é que isto não começa logo a andar em vez de estar com conversas':
-Mas nós já estamos em segurança!
Depois diz-me:
-Ó mãe, nós vamos ali ao céu?
-Sim, Tita, vamos ao céu, mas depois descemos...
-Porquê?
-Porque pelo ar é mais rápido e não há trânsito, pode-se andar a mais velocidade e chegar mais depressa ao sítios.
-Ah.....e quem é que leva o avião?
-É o senhor Piloto.
-Porquê?
-Porquê o quê?
-Porque é que é o senhor piloto?
-Porque Piloto é o nome que se dá ao senhor condutor do aviões!
-Porquê?
-Porque é assim que se chama e pronto!
-Ah.....olha, eu tenho aqui um xixi....vocês zangam-se se eu fizer aqui?
-Não faças!Eu levo-te à casa de banho.Espera.
-Tá bem.
A ida à casa de banho serve para fazer o xixi e achar o máximo à pequenez do cubículo.A minha safa foi dizer-lhe para não mexer em nada, porque estava tudo cheio de micróbios (assim que ouve a palavra, põe as mãos no ar e fica hirta - resulta quase sempre - esfregando, de seguida, muito bem as mãos com sabão no minúsculo lavatório).
-Já está, já fui à casa de banho.É 'piquinina'!
-Pois é.
-Ó mãe, porque é que os aviões têm assim um narizinho bicudinho?
-Para poderem subir no ar mais depressa.
-Ah....
Os porquês continuaram e eu não tive um segundo de descanso, nos escassos 60 minutos que dura a viagem Lisboa-Madrid....nem na viagem seguinte.....nem durante toda a semana e regresso, onde tornou a resmungar com a gravação de que 'já estava em segurança'....
Crianças.....

Já acabou...




Pois é.Tudo o que é bom, acaba depressa.Já se passaram mais umas férias e as ferramentas já estão arrumadas....






segunda-feira, 14 de setembro de 2009

D'Artacão

Pois.....há coisas que nunca mudam.Eu amava o D'Artacão e ela também.Já lhe ando a fazer a colecção de DVD.Canta a música toda de ponta a ponta e quando ela souber que eu tenho um peluche D'Artacão ainda intacto de quando eu era pequena, vai delirar...
Num episódio, o canídeo não tem dinheiro para pagar alojamento e ela diz que o senhor 'Estajaladeiro' lhe ficou com tudo,coitadinho.
Estajaladeiro vai ficar para a 'História Títica'
É como a 'lefígia' (leia-se, lexívia).

Os novos vizinhos

Boa noite!Há quanto tempo eu não passava por aqui....faltam 2, sómente 2 dias para me pirar daqui.A Tita viu-me fazer as malas (faço-as com bastante antecedência)e cada dia quando acorda me pergunta se já é hoje o dia da viajem.Vamos andar na barriguinha do avião como ela diz e tudo!Depois eu conto como foi.Ando cansada, por isso não tenho escrito nada.
Há cerca de um mês e meio que tenho novos vizinhos a morar por cima de mim.São de leste .Mas a mim, tanto se me dá que sejam de leste, amarelos, castanhinhos, DESDE QUE NÃO FAÇAM BARULHO!É que para além de andarem constantemente a arrastar móveis, ou não sei o quê, têm a mania de fazer festinhas do estilo 'viva a Rússia', de vez em quando.À primeira passou.À segunda fomos às 2 da manhã advertê-los para a situação.À segunda, também, tive de ir às 2 e meia dizer que trabalhava no dia seguinte e que não eram horas de fazer barulho, dizendo que se tornasse a acontecer, chamava a polícia.À terceira, acordei às 2 e meia com o barulho e chamei mesmo.A polícia veio 10 minutos depois e barulho parou.Não tornou a acontecer.
O que acontece, e com muita frequência, são as intermináveis 'maratonas de sexo de leste', mesmo por cima do meu quarto.SOCORRO.É constrangedor....o meu marido já diz que vamos passar a trazer uma vassoura para bater no tecto, mas eu já lhe disse que, com o entusiasmo, eles nem vão ouvir.Já não basta os do lado arrumarem a cozinha às 11 e meia, meia noite (na parede encostada ao meu quarto-malditos arquitectos!), como se fossem 8, ainda tenho de levar com a cama dos de cima a desintegrar-se na minha cabeça.Ainda agora, vim para aqui escrever, porque lá estão eles outra vez no ai,ai,ui,ui e a coitada da cama a partir-se toda.Não consigo dormir descansada.
Acham que por isto, se pode chamar a polícia também?

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Anjinho da Guarda

A oração do Anjinho da Guarda já foi introduzida há algum tempo.Agora ela já a diz bem, embora hoje me tivesse perguntado porque é que ele tem de nos guardar de noite e de dia (será que ela quer ter noites ou dias de loucura sem ter de estar sobre o olhar atento do bichinho?), mas quando a começou a dizer, terminava com:
-....guarda a Titinha de noite e de FOLGA!
Tal não é o desejo de haver folguinhas de mamy....tadinha!

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Bom gosto!

Olá!
Ando orgulhosa do bom gosto que a minha filha tem para me arranjar genros....o Rafael continua na sua memória, mas entretanto já quis namorar ( e acho que ainda quer) com o Pedro da novela 'Deixa que te leve', o João Catarré.Mas agora é que me surpreendeu mesmo....ama o Reynaldo Gianecchini, por causa do reclame da TMN.Vai a correr mal ouve a música e se não é ele, se é a Luana Piovani, fica chateada, mas se é, derrete-se a olhar para a televisão e diz:
-É o 'Généquini'.....toda melosa.....a safada!

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Existe uma diferença.....

-Olha Tita, queres que te ponha a televisão no 'Baby Tv'?
-Mãe, não é 'Baby Tv'!É 'Baby First'!
Isto dito com a melhor das pronúncias em Inglês.Afinal, proporcionei-lhe cursos intensivos de vários idiomas desde a barriga!

Saudadinhas

Dias e dias de espera tem esta menina, até que a sua mãezinha tenha um dia de folga.
-Olha Tita, a mãe hoje não vai trabalhar.....está de folga!
-Ohhhhhhhhh!Obrigada Mãe!
E dá-me um grande abraço.
Ontem, quando fui trabalhar, despedi-me dela com um beijinho.Quando virei costas, diz-me ela:
-Olha!Manda lá beijinhos às tuas amigas!

Menina do tempo

Olá.Depois de uma ausência prolongada, aqui estou eu a contar mais coisinhas da princesa.
Estava ela em casa com a avó e estava a dar na televisão, a previsão do tempo para aquele dia.Anunciaram o tempo para Portugal continental e quando chegaram aos Açores, anunciaram chuva:
-Avó!Tás a ver?Vai chover.....
-Sim, Tita, mas não é aqui!
-Pois não, é lá fora!

quinta-feira, 30 de julho de 2009

OOOOOOOOOOOhhhhhhhhhhhhhhhhh

OOOOOOOOOOOHHHHHHHHHHHHH!
Deixei passar, há três dias atrás, uma data tão importante!3 anos, 3 semanas e 3 dias de Tita na minha vida!
Amo-te bizontinha linda!

Closed for works...

Olá!Não, não vou terminar com este blog magnífico!Só quero explicar a razão pela qual não escrevo tantas vezes quanto os meu leitores gostariam.É que o aviáro onde estou agora está em obras há bastante tempo e agora, em fase terminal das ditas, tenho quase todos os dias encontros, reuniões e afins com a gerente dos aviários, arquitectos, engenheiros, 'trolhas', electricistas, etc.
Agora, véspera de folga......estou exausta!Já me gastaram o nome de tantas vezes que o ouvi chamar nestes últimos dias!
Sinto-me como o título deste 'post':fechada para obras!
E mais.....diz que este aviário vai ter direito a inauguração com gente importante da nossa praça.Espero que a Lili não se lembre de aparecer......acho que iría achar 'uma maçada' ter de ver tanto franguinho.Deve estar ocupada com algum cruzeiro, ou outro tipo de férias, Deus queira!
Estou, euzinha, a ganhar penas não tarda nada!

domingo, 26 de julho de 2009

Já eram....

Pois....
As unhas picklo-mumificadas-pretas e totalmente mortas, já eram.Um dia destes a minha mãe ligou-me para o aviário a contar como foi (sim, é verdade, mamy que trabalha, acaba sempre por perder os momentos excitantes da vidinha das suas crias, ficando-lhe reservados, os momentos birrentos e menos bons, enfim....).A Tita bateu com a mão num corrimão e ficou com uma das unhas 'de banda'.a minha mãe levou-a a um centro de enfermagem, onde o enfermeiro enquanto lhe perguntava como ela se chamava e quantos anos tinha, lhe tirou as múmias dos dedos, desinfectou com betadine e aplicou dois pensos.E pumba, passa para cá 10€!Mas pronto, teve mesmo de ser feito por um profissional....ela não deixava ninguém aproximar-se das unhas de estimação!A reacção dela?Nem ai, nem ui.Não teve tempo!Nenhuma, a minha mãe acha que ela nem deu por nada.Só quendo já estava na fase do betadine e dos pensos é que 'desbugalhou' os olhos.À noite perguntei-lhe o que se tinha passado:
-O Sr. Doutor pôs betadine (sim, porque ela sabe todos os nomes de remédios e para que servem), e depois pôs estes pensos!
-Ah....e doeu?
-Não!Foi só cola,betadine e pensos(ela pensou que as múmias tinham ficado lá).E a avó comprou-me duas unhas novas!
Só lhe consegui tirar os pensos no dia seguinte.As unhas novas estão a meio dedo, mas sempre são mais bonitas que as falecidas!Ela anda feliz da vida com as unhas novas que a avó lhe comprou!

quarta-feira, 22 de julho de 2009

O Avô Lhi

O Avô Lhi, ao contrário do Avô Vaquinhos, é Avô biológico da pequena.Ela adora o seu Avô, embora não esteja com ele tantas vezes como está com o outro.Desde bebé que o reconhece, sem dúvidas, em fotos, mesmo sendo fotos anteriores a eu, sequer, estar em projecto!Ele vem cá a casa estar com ela, ultimamente tem trazido caracóis (iguaria que faz as delícias de Avô, Mamy e neta, já que, para o Papy, não passam de 'lesmas com casca' - a bizontinha come caracóis como gente grande, atenção!), falam, ela, muitas vezes, não lhe liga nenhuma (a fazer 'estilo'), mas depois queixa-se sempre quando ele vai embora!Uma vez ele disse que vinha cá a casa e acabou por não poder aparecer.Como eu já lhe tinha dito que ele vinha, ela estava em pulgas para o ver.Foi fazer a sesta toda contente, porque, ao acordar ela estaria quase a chegar.Quando lhe disse que ele não viria, disse-me:
-Não vem porquê?Tu disseste que ele vinha!Enganaste-me!-com o beicinho a tremer....
Agora só lhe digo que ele vem, no próprio dia da visita e com a certeza absoluta da mesma.Pôxa!Custou-me mesmo essa vez em que ela teve o desgostinho....
Avô Lhi porquê?Pois, até agora ainda ninguém soube descobrir (deve ser outra palavra importada do planeta 'Bibibou').Ela sabe que ele se chama E., quando lhe perguntamos que nome ele tem, mas se perguntarmos quem é ele, a resposta é que ele é o Avô Lhi.Ok.
Só para terem uma ideia do que se passa na sua cabecinha quanto a parentescos, vou contar uma situação que se passou há pouco tempo.Estávamos no carro, eu, ela, a Avó Fofa e o Avô Vaquinhos.Começa a dar na rádio uma música antiga, "A Whiter Shade of Pale", do Cat Stevens (Gato Esteves, cá em casa) e a minha mãe diz:
-Ai Tita, esta música é tão antiga!É do tempo em que a Avó Fofa namorava com o Avô Lhi!
Ela fica muito séria, franze as sobrancelhas (gesto característico meu e do seu Avô Lhi, e que me levou a reconhecê-la como sendo eu quem a fez, tinha ela um dia de vida!), vira-se para mim quando eu já conseguia ver o fumo a sair-lhe das ideias e pergunta-me:
-Quem é o teu Avô?
Coitada!Ficou baralhada!Nunca lhe tinha passado pela cabeça que o Avô Lhi e a Avó Fofa foram, um dia, namorados, embora ela saiba perfeitamente que ele é o meu pai e que ela é a minha mãe. Ainda não chegámos à parte de explicações de que os papys e mamys, nem sempre ficam juntos para sempre e às vezes se separam.Tivémos de mudar de assunto, para não fazer com que ela não incinerasse de vez os seus neuróniozinhos, tal era o fumo que já brotava da cabecinha.
Um dia havemos de lá chegar.Por enquanto é assim:O Avô Lhi e a Avó Fofa são pais da Mamy.O Avô Vaquinhos.....é o Avô Vaquinhos e pronto!

'Avôzisses'

Fora os Avôs e Avós que já estão na 'Estrelinha', ela:

Tem três bisavós vivas:

  • A Avó Velhinha, mãe da Avó fofa e avó da Mamy
  • A Avó Maria, mãe do Avô Lhi e avó da Mamy
  • A Avó Velhinha 'Mãe Gusta', mãe da Avó Dores e avó do Papy

Tem cinco avós:

  • A Avó Dores, mãe do Papy
  • O Avô Zé, pai do Papy
  • A Avó Fofa, mãe da Mamy
  • O Avô Lhi, pai da mamy
  • O Avô Vaquinhos, ?????????

O Avô Vaquinhos 'leva' com a bizontinha todos oa dias, coitado.Grita com ela, faz-lhe vontades, anda com ela de um lado para o outro,leva-a e trá-la para aqui e para ali, tira-lhe a febre dos dois braços com dois termómetros ao mesmo tempo, liga-me só para eu não me esquecer que ela não fez cocó ,ou que é preciso fechar as janelas, porque ela pode cair, enfim....é, às vezes muito chato! Mas o melhor 'cão de guarda' que eu poderia ter arranjado para a minha Tita.

O Avô Vaquinhos é meu padrasto.Nem é avô biológico dela!Mas é Avô do coração.Por isso é que tem ??????, porque quando chegamos a esta parte, ela não sabe explicar de onde ele veio, nem de quem é pai, é o 'Vô Vaquinhos' e pronto!

Avós

Pois.....este é um assunto que ela ainda não domina bem.Ou por outra, domina, mas quando começamos com muitas perguntas de quem é pai e mãe de quem, às vezes o 'Tico e o Teco' ficam baralhados.....É que ainda há bisavós, que são pais (mães, neste caso) dos avós, e dizer quem andou na barriguinha de quem, às vezes é complicado!

Musical

Eu adoro música.Ando sempre a cantarolar,oiço rádio no carro e a Tita, desde bebé, que adora música também.Tem um grande ritmo, sabe tudo e canta tudo (à maneira dela).Outro dia, estávamos a falar de novelas e ela disse-me que a 'Inês'(Bárbara Norton de Matos) da novela 'sentimentos' tem uma música gira:
-Não me lembro que música é.....
-É aquela assim:Na,na,na, na Bói.....
Perceberam?Eu percebi logo, porque ela, para além da letra fantástica, não se engana nos ritmos...'If I were a boy', Beyoncé...
Tão gira...
Ah!E faz grandes shows de playbacks em frente à televisão ou no carro, cantando genéricos das novelas, músicas de anúncios, etc.

É delicioso!

Na hora de adormecer:
-Mãe, dói-me o pé, pões-me creme e fazes uma massagem?
-Sim, dá cá o pé...-e faço-lhe a massagem.
-Mãe?
-Sim, Tita....
-És a minha melhor amiga!Eu não te quero perder nunca!
Pode ser impustora ao máximo, mas é delicioso ouvi-la dizer estas coisas....

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Visitas

Quase 500 visitas e raros comentários.....
Das duas, uma: ou escrevo tão mal que perdem a vontade de o fazer e só vêm mesmo ler as atrocidades que relato, ou os deixo tão extasiados que nem comentar conseguem!

A paragem de digestão

Quem me conhece sabe que, quando alguém vomita, ou está para vomitar, eu fujo!Não consigo, pronto, é mais forte do que eu...
Mas ela saiu de dentro de mim, é um amor visceral capaz de me fazer suportar e ultrapassar qualquer desafio.....até aparar vómitos!Há três noites atrás, tinha eu de estar no aviário às 6H55 da manhã, oiço-a chamar-me às 3H00:
-Oh mãe.....dói-me a barriga!Vem para ao pé de mim um bocadinho....
Lá fui.Pensei tratar-se de um ou dois punzinhos com fala de 'bom tom', deite-me com ela e masajei-lhe a barrigota.Passado um bocadinho, ela senta-se e desata a vomitar....nem a consegui segurar, coitada....limitei-me a não a deixar cair em cima do que saiu boca fora e quando o espasmo terminou, deixei-a sentada na cama, fui buscar toalhitas húmidas para limpar os seus braços e pernas (mas não foram suficientes), tirei-a para o chão do quarto, molhei uma toalha turca com água e então, limpei-a melhor.Embrulhei as roupas da cama para dentro de um saco de presente para a minha mãe lavar, sem ter percebido ao certo o que tinha vindo fora.Depois perguntei-lhe se queria água, ao que disse que sim e dando-lhe a água, recostei-a em almofadas grandes que tem no seu quarto, enquanto eu fazia a cama de lavado.Olho para ela, estava em pose de 'reza a Alá' e pergunto-lhe o que tem.Diz que lhe dói a barriga outra vez.Acabo a cama e digo-lhe para nos deitar-mos nela.Não quer, diz que cheira mal (não cheirava, era mesmo o aroma que ainda estava no ar).Digo-lhe para irmos para a minha cama, não quer, diz que o pai está lá e 'faz roncos'.Limito-me a sentar-me no chão do quarto, com ela ao colo a fazer festinhas na barriga molestada da bicha.De repente, outro espasmo, mas desta vez, só arroto:
-Agora foi só um arzinho!-diz ela, aliviada.
-Vamos para a minha cama.
-Não!Está lá o pai!
Tem no chão do quarto daqueles tapetes puzzle fofinhos.Ponho um lençol por baixo, almofadas e outro por cima e ficamos ali, sossegadas.Vou chamar o meu marido, para lhe contar o que se estava a passar.Ele levanta-se:
-Tita, tás mal disposta?
-Sim?
-Queres beijinho do papy?
-Não.
-Queres vir para a nossa cama?
-Mas tu estás lá!
-Tá bem, o pai vai para a sala, vai tu com a mamy para lá....
-Tá bem....
Lá fomos.Na almofada, coloquei um toalhão turco para ela deitar a cabeça, não fosse vir mais 'molho'.A fazer festas na barriga, estávamos quase a dormir....senta-se num repente:
-Mãe!Vou fazer leitinho outra vez!
-Queres tito?
-Não mãe!Vai sair outra vez!
Puxo o toalhão para o seu colo e digo-lhe para deixar sair para cima da toalha:
-Para aqui?
-Sim, a mãe depois põe para lavar.
-Mas era melhor para o chão!
-Não Tita, assim embrulho tudo e vai para a máquina.
-Mas se for para o chão, tu vais e limpas logo a seguir!(como é que alguém consegue divagar sobre o sítio para onde vomita, quando está aflito?)
-Para aqui!
-Tá bem....
E torna a vomitar outra vez. Desta vez ainda lhe consegui pôr a mão na sua testa (não sei porque é que se faz este gesto, mas foi o que me ocorreu).Embrulho tudo, outra vez, e ela, muito feliz diz que já não lhe dói a barriga, acordada, como se fossem 5 da tarde e não da manhã!
Torno a colocar novo toalhão de banho por cima da almofada.Bebe água e deita-se a pedir miminho e festinhas na barriga.Passado um bocadinho, escuto um suspiro de quem se rende ao João (Pestana) e eu fecho os olhos também.Por 10 minutos, porque a preocupação de a ter mal me leva a acordar 'assarapantada', culpando-me por me deixar adormecer!Vejo as horas.Faltavam 5 minutos para o despertador tocar.Já nem o deixei fazer tal coisa.Levanto-me, faço um relatório ao pai expulso para a sala, que me ouviu com um olho aberto, outro fechado, e arranjo-me para ir trabalhar.Podre, cansada e com o cheiro de vómito entranhado no nariz, lá vou eu para o aviário.Tive tanto trabalho que ainda não sei bem como cheguei viva às 14H (horas de saída)!
Telefonemas constantes para saber da pequena e a promessa de ir para casa dormir, sem ela, para poder cuidar dela mais tarde.Mas o pai, sem ser por mal, quando ela acordou, deu-lhe um iogurte líquido (que veio parte fora logo a seguir e totalmente fora depois dela beber mais água, para o chão, para o meu tapete lindo!).
Não quis comer quase nada e passou o dia a chá de cidreira com açúcar e muita água.Não vomitou mais, mas estva a fazer um bocadinho de febre.Já não fui dormir para casa.Fui para ao pé dela, dormitei, sem descansar própriamente e eu também me comecei a sentir quente.
Final de tarde:CATUS.Eu e ela a ben-u-ron , até ver mais desenvolvimentos.A médica deu-me 5 dias de baixa ( que eu não accionei, porque é tempo de muito frango andar por aí, e porque não ía valer de nada tentar sossegar, pensando que a Segurança Social só paga a partir do 4º dia de baixa e me descontavam do ordenado 3 dias de trabalho, a não ser que me sentisse mesmo mal), porque eu comecei a queixar-me que só penso na Gripe A e que tinha medo de estar em risco, porque os frangos cospem, espirram e tossem para cima de mim e eu não faço a menor ideia de onde eles vêm.Disse que eu precisava era de descansar e ver se entretanto me subia a febre, ou apresentava mais algum sintoma.Uma espécie de mini-quarentena.Sobre ela, após palpação da barriga, foi-me dito que andavam ali uns gazes e que 'a coisa se podia dar também por baixo', o que acabou por acontecer no dia seguinte e que encerrou este capítulo febril de mãe e filha.Eu ainda tomo 2 ben-u-ron por dia, mas mais para não voltar a 'aquecer'.Quando folgar, faço o 'desmame'.
Ela está fantástica.E dorme.E descansa.
A mãe ainda está no rescaldo.
Inté.

domingo, 12 de julho de 2009

Mudei de ares....

Olá!

Este mês vou correr três aviários.O aviário onde estava, outro onde os frangos chegam e partem e depois volto onde estava, ao meu aviário base.

Os frangos são iguais em todo o lado....uns mais assim, outros mais assado, igual....mas tenho saudades do meu aviário à beira mar....talvez um dia lá volte, para rever os colegas.

As unhas vão mesmo cair.....tadinha!

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Roncos

Não pode com quem ronca.....o papy ronca....e muito!
Quando a deito ao pé de mim, nem respirar posso, porque diz-me logo para eu «não fazer fumos» (respirar, sobretudo para cima dela, que ela sinta o arzinho correr.....).
Claro que, quando pede para vir para a minha cama, primeiro pergunta se lá está o pai....se não está, vai direitinha, se está.....depende!Às vezes quando lhe digo que o pai lá está, ainda fica chateada com um «Outra vez????»(como se eu não lhe explicasse sempre que a cama é da mãe e do pai, ou como se não fosse hábito o progenitor lá dormir.....)
Esta noite, o pay lá estava a dormir na cama da mamy....e a meio da noite, ela quis vir para a minha cama.Expliquei-lhe que ele estava e ela veio na mesma.Passado um pouco, começam os roncos.....
-Pára pai!Não faças roncos!
-Tita, se começas com isso, vais já para a tua cama!-Disse-lhe eu.
-Pai!!!!Pára!
-Está calada, não me chateies.....-diz o pai.
-Pai, vai para o trabalho, vá!
Era a forma de ficar sem papy e sem roncos na cama.....mandá-lo para o trabalho às 4:30 da manhã!
Para que não entrássemos em litígio pai-filha, lá teve a mamy que se levantar, fazer um 'tito' (leite no biberão) extra e encolher-me com ela no seu 1,60m de cama.Por mais meia hora, porque tentei levantar-me três vezes (sem sucesso), tentativas essas seguidas de um «onde é que vais, mãe?»
Mãe sofre.....

Cheiros....

Sou, desde criança, uma pessoa que dá imensa importância a cheiros....aliás, sou 'da família dos que dão imensa importância aos cheiros'!Para mim, o cheiro é tudo.Pode, até, influenciar algumas das minhas acções.Tenho muitas vezes necessidade de cheirar o que como, sobretudo quando é a primeira vez que provo algo, ou quando já não o como há muito tempo.É vício!Nem sempre 'fica bem', mas pronto!Às vezes dou por mim a dizer que certa coisa cheira a algo da minha infància, por exemplo.
A 'bizontinha' saiu à mãe.Liga imenso a cheiros, também pertence 'à família dos que dão imensa importància aos cheiros' e também herdou cheiros da família, como o cheiro a 'nabos de caldeirada' ( Descodifico: é o cheiro com que ficamos na cabeça quando transpiramos muito da mesma - e eu e ela transpiramos imenso da cabeça!), ou o cheio a azedo que fica na almofada quando se transpira muito ( uma vez mais, da cabeça).Aí ainda é pior!Cheiro a azedo e 'nabos de caldeirada' de uma só vez - é coisa que só a máquina de lavar roupa resolve, não vale a pena tentar pôr a almofada ao sol ou a arejar.....
Consegui perceber que sai a mim nos cheiros, porque ultimamente diz que isto cheira àquilo, ou vice-versa.Confirma-se, portanto: os meus genes estão lá.Aqui seguem alguns exemplos:
«-Mãe, aqui cheira a gato Ó.... (porque eu tinha acabado de limpar a sanita com sonasol amoniacal e as areias do gato, quando têm de ser mudadas, cheiram a amoníaco)»
«-Cheira-me a Avó Velhinha... (quando teve de utilizar a casa de banho logo a seguir à minha avó e parece que não cheirava nem a xixi, nem a cócó, era mesmo o cheiro da Avó Velhinha)»
«-Avó, a tua cabeça cheira a loira ( a minha mãe é loira!)»
Etc,Etc

segunda-feira, 29 de junho de 2009

A unha

Um dia destes, voltávamos não sei de onde e a entrar no prédio, ela presenteia-me com uma das suas habituais birras.Não queria entrar,não queria vir para o elevador, não queria nada!Nisto, eu empurro a porta do elevador e ela ficou com a mão enfiada por baixo da porta.....
Duas unhas negras.....acho que vão cair...
Pior, já não estão negras e uma delas está com líquido entre a unha e a carne.Estou a dar-lhe anti-inflamatório e a encher aquilo de betadine....a ver vamos!

A morte....

Pois....ela já se começou a aperceber (por novelas e também coisas da vida real), que um dia vamos para a estrelinha e não voltamos.Porque é que tem de ser assim?Ainda não me perguntou, mas deve faltar pouco.....em pouco tempo já teve dois desabafinhos comigo.Na hora de ir dormir, como sempre, diz que gosta muito de mim e eu digo que gosto muito dela e acabamos a competir para ver quem gosta mais de quem.E depois, sai-se com estas, uma delas ontem à noite:
-Mãe, eu não quero que tu morras...
-Mãe, eu não te quero perder nunca.....
E o que é que se responde a coisas destas?Mente-se, por enquanto, e diz-se que não, não morro e nem me perderá nunca....
E parte o coração....

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Hello!

Olá!

Os meus frangos não põem e sem ovos eu não posso fazer as omoletes que me exigem, o que me frustra, aborrece, embora a culpa não seja minha.....adiante:

Falando da novela....
-Mãe!A Márcia partiu dois pratos, fez uma grande asneira e a mãe dela agora vai-se zangar....
-Pois, ela devia de estar um bocadinho chateada...-disse eu.
-Não!Ela estava aborrecida.....

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Eu detesto gente com rei na barriga

Olá!
Acabei mesmo agora de viver uma daquelas situações que fazem perder a cabeça a qualquer um.....
Não interessa qual foi o assunto em questão, mas o facto de trabalhar atrás de um balcão impede-me de mandar certas pessoas a um certo sítio.E eram tão bem mandadas.....
São o tipo de gente que é estúpida e infeliz, aproveitando-se do facto de uma 'viradeira' de frangos não lhes poder responder à letra, para desatar num monólogo em que nos culpam de tudo e mais alguma, nos mandam para todo o lado e mais algum e não dão hipótese nem de defesa, nem de argumento, nem de nada!
Mas como o blog é meu e aqui posso escrever o que me apetece.......
-Ó senhor, vá mas é gritar e 'mandar vir' para a pata que o pôs!!!!!E faça muito bom proveito!!!!
Toma!

quarta-feira, 10 de junho de 2009

.....

Pois.....não tenho muito para contar, a não ser que o trabalhinho tem sido um descanso....tirando os km que faço por dia, está-se muito bem por aquelas bandas.Pena é que os criadores de aves por aqueles lados não estejam a cooperar tanto quanto eu gostaria....quando tiver coisas de pequena para contar, eu escrevo.
xau

terça-feira, 2 de junho de 2009

Fui 'virar frangos' para outra freguesia

Olá!
Este mês começou com uma mudança de posto de trabalho.Agora é mais frango saloio (do campo, claro, tipo caseiro) temperado com maresia...vai ser giro.Ao menos sempre mudo de ares...
Mas ao mesmo tempo tenho saudades do aviário industrial....
Vou pensar neste mês como uma ida às termas, por exemplo...
Xau

segunda-feira, 1 de junho de 2009

O 'bigo'

Hoje, depois do banho, na sessão de creminho e massagens:


-Mãe, porque é que temos umbigo?
-Tita, quando os bebés estão dentro das barrigas das mamãs, elas lhes não conseguem dar de comer nem de beber.Então, existe um tubinho que liga a mamã ao bebé, por onde passa a papinha e a águinha que eles precisam.Esse tubinho vai directo à barriguinha deles e assim as mamãs conseguem alimentar o bebé sem ser pela boca.Quando os bebés nascem, já podem comer e beber pela boca e deixa de ser preciso o tubinho.Como já não é preciso, é cortado quando nascemos e um umbigo é a marquinha com que ficamos de termos tido esse tubinho dentro da barriga....
-AAhhhhhh.....(e o fumo a sair-lhe da cabeça, enquanto escuta a história de olhos arregalados...)
-Eu tive esse tubinho?
-Sim, todos nós tivémos,não vês o umbigo da mamã (e mostrei-lhe o meu)?
-É a marquinha do teu tubinho!Quando estavas na barriga da Avó Fofa!
-É.
-Percebeste a história?
-Sim.
-Queres que a mamã te mostre o que restou do teu tubinho?
-Tens?
-Tenho....
Fui buscar o pedaço petrificado de cordão umbilical preso à famosa 'molinha estanca umbigos', que guardo dentro de uma bolsinha (pirosa, mas amorosa) que diz 'O meu umbigo'.O umbigo da' bizontinha' só caiu ao 19º dia!Sim, andei 19 dias a limpar aquele pickle que toda a gente recusava contemplar, de tão persistente e mumificado que já estava.Não queria cair,pronto!
Adorou ver aquilo....até tivémos de ir mostrar ao pai, que, recordando os tempos 'píclkicos' daquele pedacinho, fez cara de nojo...
Será que com esta explicação altamente científica, ela se vira para a certificação de que todos temos um umbigo e que o RAFAEL passa à História?

Está quase....

Estava ela pensativa e recostada em almofadas no chão do seu quarto.....
-Tita,o que foi?
-Estou apaixonada....

sábado, 30 de maio de 2009

A estrelinha

A Estrelinha é lugar onde está o Avô Velhinho (que era o meu querido avô.Perdoem-me todos, mas ele foi o melhor avô do mundo), onde está a Avó Sininha e outros que entretanto fazem a viagem até lá.É isto que eu explico à Tita.Inclusivé ela já foi connosco ao cemitério numa ocasião e foi-lhe explicado que aquele era o Jardim das Estrelinhas.As famílias das pessoas que vão para a Estrelinha, criam um lugar naqueles jardins, com a fotografia das pessoas e vão lá para falar com elas, etc.
Esta noite, a Zézinha, uma amiga da nossa família, foi para a Estrelinha.A Tita conhecia-a bem, tem uma boneca com o seu nome, porque foi ela quem lha deu (normalmente lá em casa, os bonecos e bonecas ficam com o nome de quem os ofereceu) e inclusivé, visitou-a uma vez no Hospital onde ela estava, quando o estado em que se encontrava ainda não era severamente terminal.Falaram, ela empurrou a cadeira de rodas, deu-lhe beijinhos...
A Zézinha tinha umas mãos de ouro.Tenho vários trabalhos dela em ponto cruz.Era muito amiga da minha mãe e vamos todos sentir saudades dela.
Hoje de manhã a minha mãe disse à Tita:

-Sabes, a Zézinha estava muito doente....
-Sim...
-Esta noite, ela foi para a Estrelinha....
-Tá bem....Então agora eu já não a posso ver mais?
-Não Tita....

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Eu acho que ela vai mesmo casar para breve....

Olá!
Hoje:
«O Rafael ama-me.vamos casar e dar beijinhos.Só que ele não me conhece....»
Nota:
O Rafael é filho de uma senhora que trabalha na pastelaria onde vamos quase todos os dias e onde a minha filha goza de uma popularidade fora do comum.A senhora falou-lhe que tem um filho e se ela queria namorar com ele e ser nora dela.
A partir daí......a imaginação está a proliferar....

terça-feira, 26 de maio de 2009

Ausências....

Bom dia!

A pequena está sempre bem, desde que esteja com 'os dela'.Se eu e o pai nos ausentamos, muitas vezes ela nem pergunta por nós e se nós vamos com ela para qualquer lado ou passa muito tempo sem ver os avós, vice-versa.Ainda bem que é assim, caso contrário nunca podia ir a lado nenhum sem que tivesse de ir com os choros dela na cabeça (e sentir uma tremenda culpa por o fazer, embora, mesmo sendo fácil deixá-lá ficar, às vezes o sinta.....).Anteontem a Tita foi passar uns dias ao campo com a avó.Faz-lhe bem, ela ama o contacto com a bicheza, ervas e afins.É a costela de 'frango do campo' de seu pai a vir ao de cima.Eu sou 100% 'frango de aviário', embora também goste de sossego, prefiro esticar-me numa praia, ir ao cinema, passear horas a fim num shopping ou no Sr.IKEA (sim, posso fazer isso à vontade, sem ter marabuntas de povo a chatear.É uma benesse por folgar durante a semana....).
O pior disto tudo é que, quando se separa de nós para ir para o campo (ou quando nós vamos sem ela a algum lado) e falamos com ela ao telefone, anda tão excitada na vidinha dela que saiem coisas do género:
-Olá Tita, tás boa?
-Olá Mãe....
-Então, o que andas a fazer?Tens saudadinhas da Mamy?
-..........

E pronto, à segunda pergunta já o telefone está nas mãos de outra pessoa.É uma espécie de pica-ponto.Disse olá é já não foi mau....
Sei que ainda é pequena para ter graaanndddeess conversas ao telefone, mas pronto.Sinto-me mais culpada ainda por estar separada dela.
Hoje vou partilhar convosco uma foto que tirei na Tailândia.Aprendi muitas coisas por aquelas bandas.....eu sei que às vezes é difícil, mas o Buda é capaz de ter razão....

domingo, 24 de maio de 2009

Striper!

Um dia destes, estava a minha mãe com ela em casa e, estando na cozinha a fazer umas coisas, perguntou-lhe o que é que ela estava a fazer.E, como sempre quando está a fazer asneira, ela respondeu que não estava a fazer nada.A minha mãe foi ao quarto dela e efectivamente ela estava serenamente a brincar com as bonecas (tem a mania de as despir e de lhes mamar nas maminhas, coitadas).Passado mais um bocado, ela continuava caladinha e a minha mãe tornou a fazer a mesma pergunta, obtendo a mesma resposta.Quando a minha mãe a foi espreitar, ela estava tuda nua (sem cuecas inclusivé), aos saltos em cima da cama dela com as bonecas também todas nuas ao pé dela.Terá sido uma 'table dance' versão 'bed' privada para as bonecas?
Acho que vai ser striper quando fôr grande.Não há varão a que não corra a agarrar-se e a torcer-se toda em movimentos sensuais.ONDE É QUE EU ERREI????Se ela quiser ser striper, em princípio não me vou opor, mas terá de ser a melhor de todas!

DIU....o mais rápido possível!

Anteontem o C. esteve de serviço e não dormiu em casa.A Tita dorme comigo quando assim é.De manhã, o C. ligou a dizer se não queria ir ter com ele ao café.Ela diz que precisa de dizer uma coisa ao pai.Passo-lhe o telefone:
«-Pai, eu vou casar com o Rafael, vou ser namorada dele e vou-lhe dar beijinhos......mas é só quando eu fôr mais crescida!»
Ok, o que é que eu faço a isto?Bem, ao menos tenho o consolo de saber que vai ser só quando ela fôr mais crescida.....vou ser sogra dentro de uns tempos!
Hoje de manhã acordou-me cheia de energia e a saltar por cima de mim.Depois bebeu o seu leitinho (ainda no biberão).quando acabou, ficou ali sossegada e eu 'passava pelas brasas' e oiço-a a dizer baixinho em cantilena:
«-Vou ser noiva, vou ser noiva, vou ser noiva.....»
Será que devo atribuir a culpa ao 'ceboso' do Miguel Sousa Tavares e do seu Equador?Ou será que eu digitei mal qualquer dado no seu ADN quando a fiz?O que é isto?
Há outra coisa que me preocupa muitíssimo para além disto.....vou ser a mãe da noiva e ainda nem pensei na indumentária!
SOCORRO!

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Mental constipation....

Para não ter um título igual ao de ontem, escrivi-o 'em estrangeiro'.O que vale é que em vez de 4 dias, faltam 3 para ir de folgas!Caramba, as frangas galega e gaulesa chocaram, pariram e não avisaram com antecedência.Parecem cogumelos!E fico assim.....exausta.Ainda com a agravante de ser eu a coordenadora do aviário....não é fácil!Amanhã (porque acho que a esta hora já não há vôos para lá) não me custava nada voltar mais uma vez aqui:

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Diarreia mental.....

Quando 'os frangos' são mais que muitos, fico assim:com diarreia mental!Secam-me o miolo com tanta pergunta sobre como aparar as penas, como fazer xixi,como e onde comer o melhor milho, o mais autêntico, sem terem outros frangos a chater por perto.Até eles não se querem ver uns aos outros!Tudo isto, junto com outras obrigações, dá cabo de mim.E ainda tenho 4 dias de trabalho pela frente antes da minha próxima folga.Hoje especialmente, apetecia-me estar aqui:


Não, não é nenhum destino dos 'inatingíveis'.Foi tirada na ilha Maiorca, já aqui ao lado!

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Preta,preta....ou castanhinha, como ela diz!

A minha 'bicha' Tita pode ser a cara do pai, como muitos afirmam (embora eu ache que ela tem dias que é a minha cara e outros em que é a cara do C. - enfim, é o o que se pode chamar de um 'perfect milkshake'), mas há uma coisa em que saiu a mim.....apenas aparecem os primeiros raios de sol, só com a aragem, ficamos pretas.Castanhinhas, perdão.Alías, com um dia de praia ( e para os que pensam que não, com bastante protector solar), já parece que lá andamos há semanas.Enfim....tez de sonho, bronzeadas todo o ano, embora eu me ache 'branquela' no inverno.Só me conformo um pouco mais quando, em fotos de pleno inverno e em grupo (que é como se vê melhor a diferença), pareço regressada na véspera das Caraíbas - embora, repito, me ache 'branquela'.Eu sou aquela que não tenho sangue étnico nas veias (que eu saiba) e a cuja mãe que não me pariu -me 'cesarianou'- perguntam se o pai da criança é 'de côr', tal não era a diferença de tom de pele.Adiante, para verem mais ou menos o bronze da pequena no ano passado e para reafirmar a piroseira da miúda, tomem lá esta foto:



segunda-feira, 18 de maio de 2009

Ó tempo....volta 'p'ra' trás....

Agora!Já!
Apetecia-me estar outra vez aqui....meio de Março de 2009.Ilhas Phi Phi.Fina.....a realeza é assim mesmo....


Inté.

Sentido apurado...

Boa tarde:
Detesto o 'ceboso' do Miguel Sousa Tavares, mas confesso que amei a sua obra EQUADOR.Estou igualmente a amar a série que passa na TVI.Escusado será dizer que, ao horário a que passa, a criatura Tita ainda está acordadíssima e também adora ver.Porque tem muitas cenas de beijinhos, porque gosta de enredos, porque....
Ontem, houve novamente cena de intimidades entre o protagonista e a e sua amante casada.Diz ela:
-Mãe, porque é que o Dr. Luis Bernardo Valença (sim, ela diz o nome completo, sem enganos) está a tirar a roupa?
-Por que ele está com calor, Tita!
-Mas ele está a dar beijinhos à lourinha e ela tem um namorado, o lourinho de bigode.Não pode!
Ante a sua rápida conclusão de que se tratava de adultério, e estando eles em pleno acto sexual, só me ocorreu dizer antes que ela perguntasse mais qualquer coisa:
-Pois não!Ainda por cima estão aos saltos, os tontos!
-Pois estão!São mesmo tontos, não são mãe?
Consegui com que não passasse disto.Ufa!

sábado, 16 de maio de 2009

Mania de ser lavadinha...

A minha mãe está a maior parte do tempo em minha casa.Hoje ela tinha um programinha de sábado e levantou-se cedo para tomar banhinho e se arranjar.Veio ao meu quarto para me dizer que a água estava com tão pouca pressão que nem chegava para o esquentador arrancar.Disse-me se eu queria que ela tirasse a água que conseguisse e aquecesse para eu também tomar banho.Disse-lhe que sim.Quando me levantei, lá fui para a missão 'banho com tupperware', em que por mais água que passemos no corpo, parece sempre que nos estamos a 'lavar à gato'.Assim foi.Desconsolo total, mas pronto, eu queria mesmo era banho....
Terminada a função, fui-me vestir e quando peço à minha mãe para me trazer mais água para lavar os dentes, involuntáriamente abro a torneira.
JÁ HAVIA ÁGUA!!!!
Dah!Porque é que a malta tem a mania de ser lavadinha.....um trabalhão para me torcer para onde a água escorria a ver se conseguia lavar o máximo possível, com o mínimo possível de água.....GGRRRRRRRRR!!!!!!!!!!

quinta-feira, 14 de maio de 2009

O quêêêê?????

Durante esta estadia na praia, ficámos num hotel onde estavam também outras famílias,claro.Uma das famílias tinha uma menina de 4 anos e uma bebé de 9 meses.Era tão querida a bebé, sempre a rir, nunca vi nada assim.A Tita também achou o máximo.A pobre bebé sofreu nas mãos dela, mesmo com os meus avisos de que não se tratava de um boneco, mas de uma mini-pessoa.....
Adiante.Perguntei-lhe se gostava que a mamy e o papy tivessem um bebé, ao que respondeu, sem gaguejos e tudo de seguida, como se aguardasse há muito pela pergunta:
«-Sim, uma menina e vai chamar-se Sara!»
Ficámos, atónitos, a olhar um para o outro!

Missed me?

Bom dia!

Estivémos 3 dias 'a banhos'.....ou quase, uma vez que o tempinho não ajudou assim tanto.De qualquer forma deu para ela correr, saltar, mergulhar, cansar-se, no fundo!
Mesmo que quisesse escrever muito, ela agora não me deixa.Anda de volta de mim e não me deixa escrever.Sim, levei o 'portátel' comigo, mas ou se dá atenção a petizes ou se escreve no blog!Mesmo assim ele também foi passear só que não teve sorte nenhuma!
A minha princesa sai à mãe.Adora praia!E também sai à mãe no que toca à melanina.Bastam as aragens para parecer que está há meses naquela vidinha.Resultado:Vem com um bronze nas pernas e nos braços, sendo que o dos braços é a pedreiro (a malta, não conseguiu estar sem roupa na praia).Aqui fica a imagem da felicidade de uma criancinha que quer encaixar um oceano no seu pequeno balde.

Agora não dá mais, mas eu volto!



domingo, 10 de maio de 2009

Birras II

Boa tarde!
Hoje de manhã, foi um caos para arranjar a pequena: não se queria vestir, não se queria pentear, não queria nada de nada, só fazer asneiras....e eu a ficar atrasada!Começou a entrar em acção a violência (não física, nada disso).Uma birra de percentil 95 outra vez.
Já na rua, dentro do carro:
«
-Mãe, eu 'fizi' uma birra, não 'fizi'?»

sábado, 9 de maio de 2009

Porquê?

Alguém me sabe dizer se já é suposto ela estar na 'idade dos porquês'?É que os porquês não acabam, enquanto não surge uma resposta satisfatória...
Qualquer coisa é razão para perguntar o porquê....'E porquê?Do quê?Para quê?'
Quando já não há hipótese de resposta, acabo com um 'Porque é assim e pronto!'
E perguntam vocês:'Porquê'?

Pirosa

A minha filha é pirosa.Pirosa, no sentido de gostar de tudo quanto há de mais feminino no mundo.Eu sou muito mais simples.Sempre fui.Qualquer coisa estava bem (era 'bocó, como eu já mencionei...).Ela não.Se eu deixasse, saía para a rua de coroa de princesa na cabeça, com brincos, anéis e toda pintada.Vestia mini-saia todos os dias!Ainda por cima, a avó Fofa (nome que ela chama à minha mãe), fomenta esta 'piruisse'.Exemplo:as calças que lhe comprou para a passagem de ano:Havia necessidade de ter brilhantes?



Não, AINDA não tem as orelhas furadas, mas não deve tardar, já me falou no assunto e eu só a deixarei fazer, quando ela quiser e souber o que está a fazer.Porque razão as pessoas acham que menina tem de ter orelhas furadas?Que pressa há nisso?Ainda não somos gado que tenha de ser marcado com o ferro da ganadaria.....Quando ela era mais pequena diziam:
-Que menino tão lindo!
-É uma menina....
-Ah, desculpe, mas como não tem as orelhas furadas.....

Ai,ai,ai.....

Quando eu disse que ninguém cá vinha ler, não estava a imaginar que usassem o meu humilde 'salão' de comentários para pôr a conversa em dia....
EU é que sou a 'presidente da junta' deste blog!
De qualquer forma, adoro que venham cá ler as minhas coisinhas...'Sarda':Obrigada pela dica.Já tenho um conta visitantes todo jeitoso no fundinho da página. Era isto mesmo que eu precisava.Mas o 'gajo' é parvo.Conta as visitas de 'moi même' ao meu próprio blog.Dah?!?Não sou assim tão narcisista, mas pronto....
Para tornar pública a minha opinião sobre as divagações de vossas excelências no meu 'salão', declaro, Mcann: 'seriously guilty' ;Homenzinho que deixa filho dentro do carro:'guilty'
Mcann:O que quer que seja que aconteceu naquela noite (e eu sou a favor da versão do Sr. Gonçalo Amaral: A miúda levantou-se, dopada, ouviu a voz do pai na rua, subiu para o sofá e caiu...agora, porque é que os pais reagiram da forma que reagiram....o que é que fizeram ao corpo da menina, porque razão no grupo que estava de férias ninguém se 'descose', não sei!), não aconteceria se os papás não tivessem deixado as 3 crianças sem vigilância!Querem ir para as jantaradas, swings, ou seja lá o que fôr, vão, estão de férias, têm todo o direito de o fazer, mas contratem alguém para zelar o sono dos pequenos, em vez de os manterem a dormir com medicamentos.Tinham como o fazer, e não fizeram.Eu, quando a Tita está a dormir, está a dormir, nunca me passaria pela cabeça fazer o que eles fizeram...a única vez que a deixei a dormir sózinha e me ausentei, foi para ir à garagem buscar uma coisa que tinha deixado dentro do meu carro.Fui e vim tão rápido, tão rápido (acho que nem passaram 3 minutos) e senti-me a pior das criaturas por cometer tal acto.Sentia o coração a saltar pela boca!E se ela acordasse naqueles 3 minutos e visse que estava sózinha?E se ela se sentisse mal naqueles 3 minutos, se vomitasse toda e se afogasse no próprio vómito?E se?E se? E se?Como foram aquelas alminhas capazes?Como?Vigiar as crianças de meia em meia hora?Eu fiquei doente com 3 minutos....dava-me um ataque com meia hora!
Quanto ao Sr. que se esqueceu da criança dentro do carro....é culpado.Mas o coitado também deve ter morrido nesse dia, como escreveu a Isabel.E como é possivel esquecer uma criança dentro de um carro?A rotina deste Sr. devia de ser todos os dias levar a criança à creche, ou não?E nem por um segundo se lembrou que tinha deixado o filho dentro do carro?Caramba, tinha mesmo de estar no outro mundo.Concordo com a Sapinha:mesmo quando a Tita ainda nem falava, eu ía sempre na palhaçada com ela, quando tínhamos de ir a qualquer lado sózinhas de carro.O cérebro masculino não comporta duas responsabilidades ao mesmo tempo, ao passo que as mulheres andam (quase) sempre com o Tico e o Teco em sintonia.
É visceral, saiem de dentro de nós.Não se explica a ligação que se tem com um filho até sermos mães.
Eu até nem era particularmente fã de criancinhas antes da 'bizontinha' nascer....

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Contador de visitas

Alguém sabe como colocar um contador de visitantes nesta coisa????Não deve ter muitas visitas, ninguém comenta nada!Mais vale dizer que o que eu escrevo não presta!
Fui.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

O Bibibou

Das palavras que se seguiram a CÃO, salientou-se a palavra bibibou.Ainda hoje ela lhe chama assim, embora já saiba como lhe chamam as outras pessoas.
Quando começou a dizer bibibou para aqui, bibibou para ali,achámos que poderia ser o nome do planeta de onde ela veio.Até que um dia a minha mãe a viu a olhar para o irmão mais velho (o gato Ó) e quando ele começa a andar, ela aponta para a cauda do bichano e muito feliz desata a dizer:Bibibou,bibibou!
É isso!Bibibou é, nada mais nada menos que a palavra utilizada pela Tita para rabo.
E assim passámos todos cá em casa a ter bibibou em vez de rabo!

1ª Palavra

Boa noite.Quando os bebés são pequeninos gostam imenso das suas mamãs e dos seus papás.É por isso normal que a 1ª palavra que digam seja mamá ou papá.A Tita é diferente.Trocou-nos pelo melhor amigo do Homem.Qual mamã,qual papá....a sua 1ª palavra foi......CÃO!Mas não falava de cor, não!Ela sabia o que estava a dizer....
Canídeos deste país, animem-se!Têm na minha filha ( Tita 'Bardot'), uma defensora acérrima da vossa espécie!

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Birras!

Hoje fui à revisão dos 3000km (3 anos já com um mês de atraso) com a Tita.Está tudo bem com a cachopa, tirando o facto ter de fazer uma análise à urina e uma eco renal, para despiste, uma vez que há uns tempos fez uma infecção urinária, a menina continua um 'bizontinho', tal e qual como quando nasceu.Mede um metro certo, ou seja, 'habemus' povo, já que só se têm medidas no B.I. a partir de um metro de altura ('too late', já tem B.I. sem assinatura e sem altura desde um ano e meio de idade e vai durar até aos seis anos, porque o cartão do cidadão está caro e demora muito tempo a ficar pronto) e pesa 17100kg!Percenticil quase acima dos 95 em tudo, incluído carola.A minha filha saiu a mim - é cabeçuda, tem uma mona grande e pronto!Portou-se como uma Lady durante toda a consulta, mas quando saímos....resolveu presentear-me com uma birra também ela de percentil quase acima dos 95!
Mas que mal fiz eu ao Grande Chefe para merecer isto?Em plena farmácia parecia um bicho a estribuchar no chão.Eu que detesto criancinhas birrentas e guinchantes, foi-me logo calhar uma da pior estirpe.Não gosto de lhe bater, e tento que ela me oiça, mas não há hipótese!
Eu era uma criança 'bocó', sem birras, calma, até passava despercebida, mas ela é o oposto!Pior!Eu lembro-me de ser assim.A miúda parece que fica possuída quando lhe dão estes ataques!
Chega a casa, fica um anjinho e eu refugio-me no quarto para chorar e descarregar a raiva que sinto.Onde será que eu errei ou estou a errar?
SOCORRO!!!!!
P.S. - Há dois motivos pelos quais ela faz birras e parece escolher a dedo os locais para as fazer:1º - por tudo ; 2º - por nada!

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Dúvidas

A Tita gosta muito de livros.Vê as imagens e é capaz de fazer histórias com elas.Até parece que está a ler de verdade.Uma vez, num supermercado, desfolhei um livro de educação sexual, vocacionado para crianças dos 3 aos 6 anos, onde apareciam imagens do que realmente se passa.Na parte do parto, a imagem que aparecia era a de uma boneca deitada de costas, a fazer força com gotinhas de suor e um dr. doutor a pegar já na cabecinha do bebé.Escusado será dizer que a moça arregalou os seus 'big' olhos, perguntando por onde é que o bebé estava a sair (não se via na imagem, a boneca aparecia de lado).Disse-lhe que saía pela barriga.Pronto.Faz-se força e sai para a barriga.Acatou a resposta.Estava com 2 anos e meio nessa altura.
À noite, quando a levei para a minha cama para a adormecer (eu sei que é um mau hábito, mas pronto) sai-se com esta:
«
-Mãe, posso voltar para a tua barriga?
-Não Tita, depois de sair, já não dá para voltar lá para dentro....
-Tu fizeste forcinha e eu saí?O Sr. doutor ajudou?
-Sim.
-E saí por onde?
-Pela barriga!A mãe fez força e saiste, pronto!
-Oh mãe!Saí pela lilica (nome da patareca cá em casa),então não foi?
-Sim Tita, foi pela lilica.
-Mãe?Como é que eu fui para dentro da tua barriga?
-Tita, o pai e a mãe decidiranm que íam ter um bebé....pronto.Agora dorme....
-Tá bem.....»
Este avanço de raciocínio chaga-lhe assim, aos 2 anos e meio, referindo ainda que se 'atira' descaradamente a qualquer palminho de cara do sexo masculino (crescidos, não os da idade dela-são bebés!).
Tita, não me escapas.Antes dos 4 tenho de te levar ao médico para te colocar um DIU.

Atchimm.....

Finalmente!Finalmente que já temos um caso de Gripe A em Portugal!Ufa!Eu nem sei se não enviaram a pobre mulher ao México de propósito só para contrair a doença...
Caramba, não se ouve falar noutra coisa!Pior, trabalho com frangos provinientes de todos os cantinhos do mundo, não sei se algum me espirrará para cima com o malfadado vírus como bónus.
Adiante:
«
-Mãe?Porque é que as meninas crescidas têm maminhas grandes e as pequeninas não?
-Porque as meninas crescidas quando têm bebés, têm de dar leitinho ao bebés, é a forma que eles têm para se alimentar, beber o leitinho das maminhas das mamãs....,respondo.
-Eu mamei nas tuas maminhas?
-Sim, Tita, mamaste nas minhas maminhas.
-E quando eu fôr cescida, também vou ter maminhas grandes?Para dar leitinho aos bebés?
-Sim,Tita....
-Mãe....tenho um bebé na barriga!»

domingo, 3 de maio de 2009

Rectificação importante...

A pedido indirecto daquela que não me pariu (porque nasci de cesariana) e que afirma ser minha mãe (porque eu sou o scan do meu pai, um clone perfeito, com a diferença de ter buço em vez de bigode), rectifico que tenho sempre recebido presentes do dia da mãe desde que o sou, mas não é o paizinho que se lembra de os comprar....não!É a avó que tem pena que a sua filha fique sem nadinha num dia como o de hoje.
Já disse.
Xau

Dia da Mãe

Hoje é dia da Mãe.

Eu já sei que não devo receber prenda alguma da minha filha,porque:

  1. Ainda não anda na escola e não faz aquelas prendinhas pirosas que toda a gente adora,tipo, mãozinhas pintadas, postalinhos, etc.
  2. Ao paizinho da menina, é-lhe perfeitamente indiferente que eu gostasse de receber alguma coisa.Não foi habituado a celebrar este tipo de acontecimentos, o que não quer dizer que se lhe aterrar uma prendinha no 19 de Março, ele não se babe todo e adore.
  3. Porque por mais prendas que ela me possa dar a vida inteira, nada sabe melhor receber do que o seu sorriso quando me encontra e escutar o seu sossurro antes de dormir:'Gosto muito de ti,mãe' - Eu também Tita, respondo- E ela diz: 'Não!Eu é que gosto mais!'

Tita, és a melhor prenda que eu alguma vez recebi...

sábado, 2 de maio de 2009

Mãe...

Olá Mãe!Esta mensagem é para ti.Sabes que eu não sou beijoqueira nem ando sempre a dizer que gosto de ti e pertenço à família daqueles que não demonstram demasiado os sentimentos senão começam com caganitas nos olhos (que é como quem diz....poeiras.....ciscos....).Muitos beijos e abraços só dou à minha Tita e de quando em vez, ao papy que não a pariu.....não se pode abusar.....senão gastam-se.Não sei, não gosto de andar sempre aos abracinhos e beijinhos, aborrece-me.Isso não quer dizer que não goste.
Quero que saibas que te adoro do fundinhinho do meu coração.Tu sabes, que mesmo não sendo uma filha muito afectuosa, não vivo sem ti.Tu sabes.Já aconteceu.Fiquei 'choné'.Mesmo!
E como tu já o escreveste, tu também és a minha melhor e maior amiga - 'ever'(mamy, isto é estrangeiro, quer dizer, de sempre).
E como eu já o escrevi algures, eu gostava de conseguir ser para a minha filha, um bocadinho 'piqueno' daquilo que tu consegues ser para mim.Gostava que ela tivesse orgulho em ser minha filha, ao menos um bocadinho do orgulho que eu sinto em ser tua.És O pilar.
É melhor eu para de escrever, porque senão não te quero afogada.Em baba....
Eu também te amo.Daquela forma de amor que não tem tamanho nem descição possível.
Feliz Dia da Mãe.
P.S. - Claro que, quando temos discussões e tu trazes ao de cima o teu feitiuzinho impossível, nada do supra escrito se aplica....Bjs.
Filho

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Enfim,folga...

Olá!!

Tou cansada!Mas por outro lado feliz!Faz hoje 10 anos que eu comecei 'a virar frangos', ou por outra, a ter de aturar muuuiiiiitos frangos (às vezes, outras não).Sim, foi dia 1 de Maio de 1999, Dia do Trabalhador.Não me poderia esquecer desta data....Um década.Parece mentira...o tempo passa.Bem, faltam mais 31 anos de descontos para me poder reformar, e ainda levo penalização na reforma.Isto se, quando eu lá chegar houver disponibilidade do Estado para ma pagar.Gosto de acreditar que sim, que não vamos entrar em colapso.O povo não se renova.As pessoas têm filhos cada vez mais tarde....e acabam por ter um, às vezes dois e raramente mais do que isso.Eu tenho uma, junto com o C. ainda não demos à sociedade ao menos um por cada um de nós.Os casais que só têm um filho não aumentam a geração seguinte e ainda a diminuem...
Mas sobre a vontade de ter mais filhos....ainda não estou certa que o queira fazer.

Quer dizer, eu gostava muito, por mim tinha uma casa cheia deles, mas a vida não é fácil para quem o decide fazer.Aliás, se fôssemos contar cm as facilidades que são oferecidas a quem decide ter filhos, ninguém os tinha.O abono da Tita não chega nem para uma palete de leite....uma vergonha.Para não falar desta nova lei que permite optar por uma licença de maternidade até 6 meses, desde que seja partilhada pelos dois pais.Qual é o paizinho que quer ficar um mês inteiro a mudar fraldas (incluíndo aquelas que vêm com cocó em pasta, pegajoso e com muito mau cheiro como brinde - daquelas que só cheiram a rosas às mamãs e a mais ninguém), dar papinhas e biberons, fazer massagens para acalmar os gases e cantar canções de embalar, enquanto a mãe vai trabalhar (certamente que nem toma atenção ao que faz no trabalho, só a pensar no que se passará na sua casa, que tenta a todo o custo manter organizada)?Digam-me um paizinho que se sujeita a conseguir tamanha proeza e a mãezinha que permite tamanha injustiça!Não é que os petizes não fiquem bem entregues ao papá, mas toda a gente sabe que os pais servem para casos de emergência.Dar banho, mudar uma fralda, limpar uma bolsada de leitinho azedinho e quente dar pancadinhas nas costinhas do bebé para que arrote e outras coisas que tal, eles só fazem quando nós não podemos!É ou não verdade?Não aguentaríam uma semana nossa.E ainda lhes dou o prazo de uma semana, só para o caso daqueles que não iríam dar parte fraca e que diríam que seríam perfeitamente capazes....mas coitados.....não são!

Ok, acho que por hoje já chega...até porque amanhã estou de FOLGA!!!!Iupi!

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Ok...tive de voltar...

Boa noite!
Então, já que ainda ninguém me visitou aqui no meu cantinho.....escrevo para eu mesma ler!
A barra que se vê acima, indica a idade da criaturinha que pari há já 3 anos e picos.'Inha', como quem diz....ela nasceu com 51,5cm e 4090kg!!!!(de parto normal com a bem dita da epidural e a também bem dita ventosa).Mesmo sendo uma 'bizontinha' quando nasceu, agora, ninguém diria que nasceu tão grande assim.É esguia.....alta e muito, mas muito T ('tiligente').
Há 10 anos que partilho a vidinha com um ser do sexo oposto:o pai da 'bizontinha'.O C. é muito nhurro, brutinho, filhote de pastor alemão, mas é também um coração de ouro.Por isso casei com ele há 5 anos e passados uns tempos, decidimos aumentar a filharada (sim, temos um mais velho, o nosso gato - o Ó).
Assim que tentámos.....ficámos logo grávidos-porque quando uma mulher engravida, toda a sua família fica grávida também-e pronto, com mais uma, menos outra complicação, a minha Tita chegou às 41 semanas e picos de gestação.É que ela pagou o 'Tudo Incluído'por 42 semanas e não queria sair de jeito nenhum....teve de ser um parto provocado.Ao fim de 24h de dores, contrações, toques, arrastadeiras, garganta inflamada e com (pelo menos) 6 ou 7 cabecinhas a espreitarem para o 'buraco' para verem alguém dar à luz.....ainda teve de vir uma amiguinha castanhinha (é assim que a Tita chama quem é de raça negra e eu acho uma definição amorosa)de ventosa em punho, para a sacar cá para fora!Pudera!Pari um bezerro!Só com ajuda!A castanhinha ainda ficou depois da bezerrinha sair, para o corte e costura.Só ficou outra amiguinha a ver como se fazia.E eu.....depois dos 4090kg me sairem pela patareca a fora....levei uns mínimos 5 pontos.5 Pontos!Sou uma máquina parideira!
Pronto, já desvendei quem é a Tita.
Agora vou contando aos poucos as conversas dela, situações engraçadas e o que me der na telha....afinal de contas este blog é meu, ainda ninguém o bisbilhotou e eu escrevo o que me apetecer!

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Olá!

Bom dia a todos!
Depois de muito ler sobre a vidinha dos outros e não só, também eu decidi ter um blog!
A razão deste nome?Quem sabe a história, sabe, quem não sabe, talvez um dia fique a saber....
É um nome pelo qual por vezes nos tratamos uns aos outros cá em casa, com uma história antiga.
Este vai ser o meu cantinho para relatar o dia-a-dia (não prometo escrever todos os dias) e para desabafar quando preciso fôr.
Espero ser bem recebida na 'blogoesfera'....e espero que gostem de ler o meu blog tanto, ou mais quiçá, como eu gosto e me divirto a ler os vossos.