? ??????????????????? ????Easy Install Instructions:???1. Copy the Code??2. Log in to your Blogger account
and go to "Manage Layout" from the Blogger Dashboard??3. Click on the "Edit HTML" tab.??4. Delete the code already in the "Edit Template" box and paste the new code in.??5. Click "Save Template" CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS ?
Lilypie Kids Birthday tickers

sexta-feira, 17 de julho de 2009

A paragem de digestão

Quem me conhece sabe que, quando alguém vomita, ou está para vomitar, eu fujo!Não consigo, pronto, é mais forte do que eu...
Mas ela saiu de dentro de mim, é um amor visceral capaz de me fazer suportar e ultrapassar qualquer desafio.....até aparar vómitos!Há três noites atrás, tinha eu de estar no aviário às 6H55 da manhã, oiço-a chamar-me às 3H00:
-Oh mãe.....dói-me a barriga!Vem para ao pé de mim um bocadinho....
Lá fui.Pensei tratar-se de um ou dois punzinhos com fala de 'bom tom', deite-me com ela e masajei-lhe a barrigota.Passado um bocadinho, ela senta-se e desata a vomitar....nem a consegui segurar, coitada....limitei-me a não a deixar cair em cima do que saiu boca fora e quando o espasmo terminou, deixei-a sentada na cama, fui buscar toalhitas húmidas para limpar os seus braços e pernas (mas não foram suficientes), tirei-a para o chão do quarto, molhei uma toalha turca com água e então, limpei-a melhor.Embrulhei as roupas da cama para dentro de um saco de presente para a minha mãe lavar, sem ter percebido ao certo o que tinha vindo fora.Depois perguntei-lhe se queria água, ao que disse que sim e dando-lhe a água, recostei-a em almofadas grandes que tem no seu quarto, enquanto eu fazia a cama de lavado.Olho para ela, estava em pose de 'reza a Alá' e pergunto-lhe o que tem.Diz que lhe dói a barriga outra vez.Acabo a cama e digo-lhe para nos deitar-mos nela.Não quer, diz que cheira mal (não cheirava, era mesmo o aroma que ainda estava no ar).Digo-lhe para irmos para a minha cama, não quer, diz que o pai está lá e 'faz roncos'.Limito-me a sentar-me no chão do quarto, com ela ao colo a fazer festinhas na barriga molestada da bicha.De repente, outro espasmo, mas desta vez, só arroto:
-Agora foi só um arzinho!-diz ela, aliviada.
-Vamos para a minha cama.
-Não!Está lá o pai!
Tem no chão do quarto daqueles tapetes puzzle fofinhos.Ponho um lençol por baixo, almofadas e outro por cima e ficamos ali, sossegadas.Vou chamar o meu marido, para lhe contar o que se estava a passar.Ele levanta-se:
-Tita, tás mal disposta?
-Sim?
-Queres beijinho do papy?
-Não.
-Queres vir para a nossa cama?
-Mas tu estás lá!
-Tá bem, o pai vai para a sala, vai tu com a mamy para lá....
-Tá bem....
Lá fomos.Na almofada, coloquei um toalhão turco para ela deitar a cabeça, não fosse vir mais 'molho'.A fazer festas na barriga, estávamos quase a dormir....senta-se num repente:
-Mãe!Vou fazer leitinho outra vez!
-Queres tito?
-Não mãe!Vai sair outra vez!
Puxo o toalhão para o seu colo e digo-lhe para deixar sair para cima da toalha:
-Para aqui?
-Sim, a mãe depois põe para lavar.
-Mas era melhor para o chão!
-Não Tita, assim embrulho tudo e vai para a máquina.
-Mas se for para o chão, tu vais e limpas logo a seguir!(como é que alguém consegue divagar sobre o sítio para onde vomita, quando está aflito?)
-Para aqui!
-Tá bem....
E torna a vomitar outra vez. Desta vez ainda lhe consegui pôr a mão na sua testa (não sei porque é que se faz este gesto, mas foi o que me ocorreu).Embrulho tudo, outra vez, e ela, muito feliz diz que já não lhe dói a barriga, acordada, como se fossem 5 da tarde e não da manhã!
Torno a colocar novo toalhão de banho por cima da almofada.Bebe água e deita-se a pedir miminho e festinhas na barriga.Passado um bocadinho, escuto um suspiro de quem se rende ao João (Pestana) e eu fecho os olhos também.Por 10 minutos, porque a preocupação de a ter mal me leva a acordar 'assarapantada', culpando-me por me deixar adormecer!Vejo as horas.Faltavam 5 minutos para o despertador tocar.Já nem o deixei fazer tal coisa.Levanto-me, faço um relatório ao pai expulso para a sala, que me ouviu com um olho aberto, outro fechado, e arranjo-me para ir trabalhar.Podre, cansada e com o cheiro de vómito entranhado no nariz, lá vou eu para o aviário.Tive tanto trabalho que ainda não sei bem como cheguei viva às 14H (horas de saída)!
Telefonemas constantes para saber da pequena e a promessa de ir para casa dormir, sem ela, para poder cuidar dela mais tarde.Mas o pai, sem ser por mal, quando ela acordou, deu-lhe um iogurte líquido (que veio parte fora logo a seguir e totalmente fora depois dela beber mais água, para o chão, para o meu tapete lindo!).
Não quis comer quase nada e passou o dia a chá de cidreira com açúcar e muita água.Não vomitou mais, mas estva a fazer um bocadinho de febre.Já não fui dormir para casa.Fui para ao pé dela, dormitei, sem descansar própriamente e eu também me comecei a sentir quente.
Final de tarde:CATUS.Eu e ela a ben-u-ron , até ver mais desenvolvimentos.A médica deu-me 5 dias de baixa ( que eu não accionei, porque é tempo de muito frango andar por aí, e porque não ía valer de nada tentar sossegar, pensando que a Segurança Social só paga a partir do 4º dia de baixa e me descontavam do ordenado 3 dias de trabalho, a não ser que me sentisse mesmo mal), porque eu comecei a queixar-me que só penso na Gripe A e que tinha medo de estar em risco, porque os frangos cospem, espirram e tossem para cima de mim e eu não faço a menor ideia de onde eles vêm.Disse que eu precisava era de descansar e ver se entretanto me subia a febre, ou apresentava mais algum sintoma.Uma espécie de mini-quarentena.Sobre ela, após palpação da barriga, foi-me dito que andavam ali uns gazes e que 'a coisa se podia dar também por baixo', o que acabou por acontecer no dia seguinte e que encerrou este capítulo febril de mãe e filha.Eu ainda tomo 2 ben-u-ron por dia, mas mais para não voltar a 'aquecer'.Quando folgar, faço o 'desmame'.
Ela está fantástica.E dorme.E descansa.
A mãe ainda está no rescaldo.
Inté.

2 comentários:

Sara disse...

Que grande aventura!!!! Eu já tive alguns desses episódios e, tal como tu, não consigo ver ninguém a vomitar sem ser solidária mas, por incrivel que pareça, com ela tenho sempre sangue frio (a não ser que o pai esteja por perto, então ai toma ele conta da ocorrência!!). As melhoras para as duas e juizo!!

Anónimo disse...

Vó lava tudo...vó dá chazinho de cidreira....vó faz festinhas (nas duas!!!!) UFA!!!! VÓ...CUSTA!!!!
A pequena está optima....comeu sopa e bacalhau á Gomes de Sá ...e melancia....e agora está a dumi!!!
beijocas
Mamy