? ??????????????????? ????Easy Install Instructions:???1. Copy the Code??2. Log in to your Blogger account
and go to "Manage Layout" from the Blogger Dashboard??3. Click on the "Edit HTML" tab.??4. Delete the code already in the "Edit Template" box and paste the new code in.??5. Click "Save Template" CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS ?
Lilypie Kids Birthday tickers

quinta-feira, 30 de julho de 2009

OOOOOOOOOOOhhhhhhhhhhhhhhhhh

OOOOOOOOOOOHHHHHHHHHHHHH!
Deixei passar, há três dias atrás, uma data tão importante!3 anos, 3 semanas e 3 dias de Tita na minha vida!
Amo-te bizontinha linda!

Closed for works...

Olá!Não, não vou terminar com este blog magnífico!Só quero explicar a razão pela qual não escrevo tantas vezes quanto os meu leitores gostariam.É que o aviáro onde estou agora está em obras há bastante tempo e agora, em fase terminal das ditas, tenho quase todos os dias encontros, reuniões e afins com a gerente dos aviários, arquitectos, engenheiros, 'trolhas', electricistas, etc.
Agora, véspera de folga......estou exausta!Já me gastaram o nome de tantas vezes que o ouvi chamar nestes últimos dias!
Sinto-me como o título deste 'post':fechada para obras!
E mais.....diz que este aviário vai ter direito a inauguração com gente importante da nossa praça.Espero que a Lili não se lembre de aparecer......acho que iría achar 'uma maçada' ter de ver tanto franguinho.Deve estar ocupada com algum cruzeiro, ou outro tipo de férias, Deus queira!
Estou, euzinha, a ganhar penas não tarda nada!

domingo, 26 de julho de 2009

Já eram....

Pois....
As unhas picklo-mumificadas-pretas e totalmente mortas, já eram.Um dia destes a minha mãe ligou-me para o aviário a contar como foi (sim, é verdade, mamy que trabalha, acaba sempre por perder os momentos excitantes da vidinha das suas crias, ficando-lhe reservados, os momentos birrentos e menos bons, enfim....).A Tita bateu com a mão num corrimão e ficou com uma das unhas 'de banda'.a minha mãe levou-a a um centro de enfermagem, onde o enfermeiro enquanto lhe perguntava como ela se chamava e quantos anos tinha, lhe tirou as múmias dos dedos, desinfectou com betadine e aplicou dois pensos.E pumba, passa para cá 10€!Mas pronto, teve mesmo de ser feito por um profissional....ela não deixava ninguém aproximar-se das unhas de estimação!A reacção dela?Nem ai, nem ui.Não teve tempo!Nenhuma, a minha mãe acha que ela nem deu por nada.Só quendo já estava na fase do betadine e dos pensos é que 'desbugalhou' os olhos.À noite perguntei-lhe o que se tinha passado:
-O Sr. Doutor pôs betadine (sim, porque ela sabe todos os nomes de remédios e para que servem), e depois pôs estes pensos!
-Ah....e doeu?
-Não!Foi só cola,betadine e pensos(ela pensou que as múmias tinham ficado lá).E a avó comprou-me duas unhas novas!
Só lhe consegui tirar os pensos no dia seguinte.As unhas novas estão a meio dedo, mas sempre são mais bonitas que as falecidas!Ela anda feliz da vida com as unhas novas que a avó lhe comprou!

quarta-feira, 22 de julho de 2009

O Avô Lhi

O Avô Lhi, ao contrário do Avô Vaquinhos, é Avô biológico da pequena.Ela adora o seu Avô, embora não esteja com ele tantas vezes como está com o outro.Desde bebé que o reconhece, sem dúvidas, em fotos, mesmo sendo fotos anteriores a eu, sequer, estar em projecto!Ele vem cá a casa estar com ela, ultimamente tem trazido caracóis (iguaria que faz as delícias de Avô, Mamy e neta, já que, para o Papy, não passam de 'lesmas com casca' - a bizontinha come caracóis como gente grande, atenção!), falam, ela, muitas vezes, não lhe liga nenhuma (a fazer 'estilo'), mas depois queixa-se sempre quando ele vai embora!Uma vez ele disse que vinha cá a casa e acabou por não poder aparecer.Como eu já lhe tinha dito que ele vinha, ela estava em pulgas para o ver.Foi fazer a sesta toda contente, porque, ao acordar ela estaria quase a chegar.Quando lhe disse que ele não viria, disse-me:
-Não vem porquê?Tu disseste que ele vinha!Enganaste-me!-com o beicinho a tremer....
Agora só lhe digo que ele vem, no próprio dia da visita e com a certeza absoluta da mesma.Pôxa!Custou-me mesmo essa vez em que ela teve o desgostinho....
Avô Lhi porquê?Pois, até agora ainda ninguém soube descobrir (deve ser outra palavra importada do planeta 'Bibibou').Ela sabe que ele se chama E., quando lhe perguntamos que nome ele tem, mas se perguntarmos quem é ele, a resposta é que ele é o Avô Lhi.Ok.
Só para terem uma ideia do que se passa na sua cabecinha quanto a parentescos, vou contar uma situação que se passou há pouco tempo.Estávamos no carro, eu, ela, a Avó Fofa e o Avô Vaquinhos.Começa a dar na rádio uma música antiga, "A Whiter Shade of Pale", do Cat Stevens (Gato Esteves, cá em casa) e a minha mãe diz:
-Ai Tita, esta música é tão antiga!É do tempo em que a Avó Fofa namorava com o Avô Lhi!
Ela fica muito séria, franze as sobrancelhas (gesto característico meu e do seu Avô Lhi, e que me levou a reconhecê-la como sendo eu quem a fez, tinha ela um dia de vida!), vira-se para mim quando eu já conseguia ver o fumo a sair-lhe das ideias e pergunta-me:
-Quem é o teu Avô?
Coitada!Ficou baralhada!Nunca lhe tinha passado pela cabeça que o Avô Lhi e a Avó Fofa foram, um dia, namorados, embora ela saiba perfeitamente que ele é o meu pai e que ela é a minha mãe. Ainda não chegámos à parte de explicações de que os papys e mamys, nem sempre ficam juntos para sempre e às vezes se separam.Tivémos de mudar de assunto, para não fazer com que ela não incinerasse de vez os seus neuróniozinhos, tal era o fumo que já brotava da cabecinha.
Um dia havemos de lá chegar.Por enquanto é assim:O Avô Lhi e a Avó Fofa são pais da Mamy.O Avô Vaquinhos.....é o Avô Vaquinhos e pronto!

'Avôzisses'

Fora os Avôs e Avós que já estão na 'Estrelinha', ela:

Tem três bisavós vivas:

  • A Avó Velhinha, mãe da Avó fofa e avó da Mamy
  • A Avó Maria, mãe do Avô Lhi e avó da Mamy
  • A Avó Velhinha 'Mãe Gusta', mãe da Avó Dores e avó do Papy

Tem cinco avós:

  • A Avó Dores, mãe do Papy
  • O Avô Zé, pai do Papy
  • A Avó Fofa, mãe da Mamy
  • O Avô Lhi, pai da mamy
  • O Avô Vaquinhos, ?????????

O Avô Vaquinhos 'leva' com a bizontinha todos oa dias, coitado.Grita com ela, faz-lhe vontades, anda com ela de um lado para o outro,leva-a e trá-la para aqui e para ali, tira-lhe a febre dos dois braços com dois termómetros ao mesmo tempo, liga-me só para eu não me esquecer que ela não fez cocó ,ou que é preciso fechar as janelas, porque ela pode cair, enfim....é, às vezes muito chato! Mas o melhor 'cão de guarda' que eu poderia ter arranjado para a minha Tita.

O Avô Vaquinhos é meu padrasto.Nem é avô biológico dela!Mas é Avô do coração.Por isso é que tem ??????, porque quando chegamos a esta parte, ela não sabe explicar de onde ele veio, nem de quem é pai, é o 'Vô Vaquinhos' e pronto!

Avós

Pois.....este é um assunto que ela ainda não domina bem.Ou por outra, domina, mas quando começamos com muitas perguntas de quem é pai e mãe de quem, às vezes o 'Tico e o Teco' ficam baralhados.....É que ainda há bisavós, que são pais (mães, neste caso) dos avós, e dizer quem andou na barriguinha de quem, às vezes é complicado!

Musical

Eu adoro música.Ando sempre a cantarolar,oiço rádio no carro e a Tita, desde bebé, que adora música também.Tem um grande ritmo, sabe tudo e canta tudo (à maneira dela).Outro dia, estávamos a falar de novelas e ela disse-me que a 'Inês'(Bárbara Norton de Matos) da novela 'sentimentos' tem uma música gira:
-Não me lembro que música é.....
-É aquela assim:Na,na,na, na Bói.....
Perceberam?Eu percebi logo, porque ela, para além da letra fantástica, não se engana nos ritmos...'If I were a boy', Beyoncé...
Tão gira...
Ah!E faz grandes shows de playbacks em frente à televisão ou no carro, cantando genéricos das novelas, músicas de anúncios, etc.

É delicioso!

Na hora de adormecer:
-Mãe, dói-me o pé, pões-me creme e fazes uma massagem?
-Sim, dá cá o pé...-e faço-lhe a massagem.
-Mãe?
-Sim, Tita....
-És a minha melhor amiga!Eu não te quero perder nunca!
Pode ser impustora ao máximo, mas é delicioso ouvi-la dizer estas coisas....

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Visitas

Quase 500 visitas e raros comentários.....
Das duas, uma: ou escrevo tão mal que perdem a vontade de o fazer e só vêm mesmo ler as atrocidades que relato, ou os deixo tão extasiados que nem comentar conseguem!

A paragem de digestão

Quem me conhece sabe que, quando alguém vomita, ou está para vomitar, eu fujo!Não consigo, pronto, é mais forte do que eu...
Mas ela saiu de dentro de mim, é um amor visceral capaz de me fazer suportar e ultrapassar qualquer desafio.....até aparar vómitos!Há três noites atrás, tinha eu de estar no aviário às 6H55 da manhã, oiço-a chamar-me às 3H00:
-Oh mãe.....dói-me a barriga!Vem para ao pé de mim um bocadinho....
Lá fui.Pensei tratar-se de um ou dois punzinhos com fala de 'bom tom', deite-me com ela e masajei-lhe a barrigota.Passado um bocadinho, ela senta-se e desata a vomitar....nem a consegui segurar, coitada....limitei-me a não a deixar cair em cima do que saiu boca fora e quando o espasmo terminou, deixei-a sentada na cama, fui buscar toalhitas húmidas para limpar os seus braços e pernas (mas não foram suficientes), tirei-a para o chão do quarto, molhei uma toalha turca com água e então, limpei-a melhor.Embrulhei as roupas da cama para dentro de um saco de presente para a minha mãe lavar, sem ter percebido ao certo o que tinha vindo fora.Depois perguntei-lhe se queria água, ao que disse que sim e dando-lhe a água, recostei-a em almofadas grandes que tem no seu quarto, enquanto eu fazia a cama de lavado.Olho para ela, estava em pose de 'reza a Alá' e pergunto-lhe o que tem.Diz que lhe dói a barriga outra vez.Acabo a cama e digo-lhe para nos deitar-mos nela.Não quer, diz que cheira mal (não cheirava, era mesmo o aroma que ainda estava no ar).Digo-lhe para irmos para a minha cama, não quer, diz que o pai está lá e 'faz roncos'.Limito-me a sentar-me no chão do quarto, com ela ao colo a fazer festinhas na barriga molestada da bicha.De repente, outro espasmo, mas desta vez, só arroto:
-Agora foi só um arzinho!-diz ela, aliviada.
-Vamos para a minha cama.
-Não!Está lá o pai!
Tem no chão do quarto daqueles tapetes puzzle fofinhos.Ponho um lençol por baixo, almofadas e outro por cima e ficamos ali, sossegadas.Vou chamar o meu marido, para lhe contar o que se estava a passar.Ele levanta-se:
-Tita, tás mal disposta?
-Sim?
-Queres beijinho do papy?
-Não.
-Queres vir para a nossa cama?
-Mas tu estás lá!
-Tá bem, o pai vai para a sala, vai tu com a mamy para lá....
-Tá bem....
Lá fomos.Na almofada, coloquei um toalhão turco para ela deitar a cabeça, não fosse vir mais 'molho'.A fazer festas na barriga, estávamos quase a dormir....senta-se num repente:
-Mãe!Vou fazer leitinho outra vez!
-Queres tito?
-Não mãe!Vai sair outra vez!
Puxo o toalhão para o seu colo e digo-lhe para deixar sair para cima da toalha:
-Para aqui?
-Sim, a mãe depois põe para lavar.
-Mas era melhor para o chão!
-Não Tita, assim embrulho tudo e vai para a máquina.
-Mas se for para o chão, tu vais e limpas logo a seguir!(como é que alguém consegue divagar sobre o sítio para onde vomita, quando está aflito?)
-Para aqui!
-Tá bem....
E torna a vomitar outra vez. Desta vez ainda lhe consegui pôr a mão na sua testa (não sei porque é que se faz este gesto, mas foi o que me ocorreu).Embrulho tudo, outra vez, e ela, muito feliz diz que já não lhe dói a barriga, acordada, como se fossem 5 da tarde e não da manhã!
Torno a colocar novo toalhão de banho por cima da almofada.Bebe água e deita-se a pedir miminho e festinhas na barriga.Passado um bocadinho, escuto um suspiro de quem se rende ao João (Pestana) e eu fecho os olhos também.Por 10 minutos, porque a preocupação de a ter mal me leva a acordar 'assarapantada', culpando-me por me deixar adormecer!Vejo as horas.Faltavam 5 minutos para o despertador tocar.Já nem o deixei fazer tal coisa.Levanto-me, faço um relatório ao pai expulso para a sala, que me ouviu com um olho aberto, outro fechado, e arranjo-me para ir trabalhar.Podre, cansada e com o cheiro de vómito entranhado no nariz, lá vou eu para o aviário.Tive tanto trabalho que ainda não sei bem como cheguei viva às 14H (horas de saída)!
Telefonemas constantes para saber da pequena e a promessa de ir para casa dormir, sem ela, para poder cuidar dela mais tarde.Mas o pai, sem ser por mal, quando ela acordou, deu-lhe um iogurte líquido (que veio parte fora logo a seguir e totalmente fora depois dela beber mais água, para o chão, para o meu tapete lindo!).
Não quis comer quase nada e passou o dia a chá de cidreira com açúcar e muita água.Não vomitou mais, mas estva a fazer um bocadinho de febre.Já não fui dormir para casa.Fui para ao pé dela, dormitei, sem descansar própriamente e eu também me comecei a sentir quente.
Final de tarde:CATUS.Eu e ela a ben-u-ron , até ver mais desenvolvimentos.A médica deu-me 5 dias de baixa ( que eu não accionei, porque é tempo de muito frango andar por aí, e porque não ía valer de nada tentar sossegar, pensando que a Segurança Social só paga a partir do 4º dia de baixa e me descontavam do ordenado 3 dias de trabalho, a não ser que me sentisse mesmo mal), porque eu comecei a queixar-me que só penso na Gripe A e que tinha medo de estar em risco, porque os frangos cospem, espirram e tossem para cima de mim e eu não faço a menor ideia de onde eles vêm.Disse que eu precisava era de descansar e ver se entretanto me subia a febre, ou apresentava mais algum sintoma.Uma espécie de mini-quarentena.Sobre ela, após palpação da barriga, foi-me dito que andavam ali uns gazes e que 'a coisa se podia dar também por baixo', o que acabou por acontecer no dia seguinte e que encerrou este capítulo febril de mãe e filha.Eu ainda tomo 2 ben-u-ron por dia, mas mais para não voltar a 'aquecer'.Quando folgar, faço o 'desmame'.
Ela está fantástica.E dorme.E descansa.
A mãe ainda está no rescaldo.
Inté.

domingo, 12 de julho de 2009

Mudei de ares....

Olá!

Este mês vou correr três aviários.O aviário onde estava, outro onde os frangos chegam e partem e depois volto onde estava, ao meu aviário base.

Os frangos são iguais em todo o lado....uns mais assim, outros mais assado, igual....mas tenho saudades do meu aviário à beira mar....talvez um dia lá volte, para rever os colegas.

As unhas vão mesmo cair.....tadinha!

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Roncos

Não pode com quem ronca.....o papy ronca....e muito!
Quando a deito ao pé de mim, nem respirar posso, porque diz-me logo para eu «não fazer fumos» (respirar, sobretudo para cima dela, que ela sinta o arzinho correr.....).
Claro que, quando pede para vir para a minha cama, primeiro pergunta se lá está o pai....se não está, vai direitinha, se está.....depende!Às vezes quando lhe digo que o pai lá está, ainda fica chateada com um «Outra vez????»(como se eu não lhe explicasse sempre que a cama é da mãe e do pai, ou como se não fosse hábito o progenitor lá dormir.....)
Esta noite, o pay lá estava a dormir na cama da mamy....e a meio da noite, ela quis vir para a minha cama.Expliquei-lhe que ele estava e ela veio na mesma.Passado um pouco, começam os roncos.....
-Pára pai!Não faças roncos!
-Tita, se começas com isso, vais já para a tua cama!-Disse-lhe eu.
-Pai!!!!Pára!
-Está calada, não me chateies.....-diz o pai.
-Pai, vai para o trabalho, vá!
Era a forma de ficar sem papy e sem roncos na cama.....mandá-lo para o trabalho às 4:30 da manhã!
Para que não entrássemos em litígio pai-filha, lá teve a mamy que se levantar, fazer um 'tito' (leite no biberão) extra e encolher-me com ela no seu 1,60m de cama.Por mais meia hora, porque tentei levantar-me três vezes (sem sucesso), tentativas essas seguidas de um «onde é que vais, mãe?»
Mãe sofre.....

Cheiros....

Sou, desde criança, uma pessoa que dá imensa importância a cheiros....aliás, sou 'da família dos que dão imensa importância aos cheiros'!Para mim, o cheiro é tudo.Pode, até, influenciar algumas das minhas acções.Tenho muitas vezes necessidade de cheirar o que como, sobretudo quando é a primeira vez que provo algo, ou quando já não o como há muito tempo.É vício!Nem sempre 'fica bem', mas pronto!Às vezes dou por mim a dizer que certa coisa cheira a algo da minha infància, por exemplo.
A 'bizontinha' saiu à mãe.Liga imenso a cheiros, também pertence 'à família dos que dão imensa importància aos cheiros' e também herdou cheiros da família, como o cheiro a 'nabos de caldeirada' ( Descodifico: é o cheiro com que ficamos na cabeça quando transpiramos muito da mesma - e eu e ela transpiramos imenso da cabeça!), ou o cheio a azedo que fica na almofada quando se transpira muito ( uma vez mais, da cabeça).Aí ainda é pior!Cheiro a azedo e 'nabos de caldeirada' de uma só vez - é coisa que só a máquina de lavar roupa resolve, não vale a pena tentar pôr a almofada ao sol ou a arejar.....
Consegui perceber que sai a mim nos cheiros, porque ultimamente diz que isto cheira àquilo, ou vice-versa.Confirma-se, portanto: os meus genes estão lá.Aqui seguem alguns exemplos:
«-Mãe, aqui cheira a gato Ó.... (porque eu tinha acabado de limpar a sanita com sonasol amoniacal e as areias do gato, quando têm de ser mudadas, cheiram a amoníaco)»
«-Cheira-me a Avó Velhinha... (quando teve de utilizar a casa de banho logo a seguir à minha avó e parece que não cheirava nem a xixi, nem a cócó, era mesmo o cheiro da Avó Velhinha)»
«-Avó, a tua cabeça cheira a loira ( a minha mãe é loira!)»
Etc,Etc